O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A DIDÁTICA ESPECÍFICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.797Resumo
Este artigo contempla parte de nossa pesquisa de mestrado, a qual teve como principal objetivo analisar as estratégias didático- pedagógicas utilizadas por professores de Geografia, experientes e bem-sucedidos, que atuam na Educação Básica em escolas que pertencem ao Núcleo Regional de Maringá-PR, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para entendermos como estes organizavam suas ações em sala de aula, cujas práticas docentes precisam conduzir os alunos a uma educação geográfica, adotamos como principal referencial teórico os estudos de Lee S. Shulman sobre a Base de Conhecimentos, em especial o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo – CPC, que os professores necessitam para o exercício da docência, e o processo de Raciocínio e Ação Pedagógica – RAP, que retrata como os conhecimentos docentes são acionados, relacionados e construídos durante o processo de ensinar e aprender. Na metodologia adotada para esta investigação privilegiamos os aspectos qualitativos através de entrevistas individuais e semiestruturadas e observações de aulas, e realizamos a análise dos dados obtidos via metodologia da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa esclareceram que quando os professores acionam e mobilizam o CPC em suas aulas, a Didática da Geografia é potencializada, facilitando a compreensão e a importância desses conteúdos para os alunos.
PALAVRAS-CHAVE
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Processo de raciocínio e ação pedagógica, Didática da Geografia, Formação do professor de Geografia.
THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL KNOWLEDGE OF CONTENT AND THE SPECIFIC DIDACTICS OF TEACHERS OF GEOGRAPHY
ABSTRACT
This article includes part of our master's research, which had as main objective to analyze the didactic-pedagogical strategies used by Geography teachers, experienced and successful, who work in Basic Education in schools that belong to the Educational Regional Center of Maringá-PR, in the final years of elementary and high school. In order to understand how teachers organized their actions in the classroom, whose teaching practices need to lead students to geographic education, we adopted Lee S. Shulman's studies on the Knowledge Base, especially the Pedagogical Knowledge of the Content - CPC, which teachers need for the exercise of teaching and the process of Reasoning and Pedagogical Action - RAP, which portrays how teaching knowledge is triggered, related and constructed during the process of teaching and learning. Therefore, the methodology adopted for this investigation privileged the qualitative aspects through individual and semi-structured interviews and observations of classes, whose analysis of the data obtained was carried out by the content analysis methodology. The results of the research clarified that, when teachers activate and mobilize the CPC in their classes, the Didactics of Geography is enhanced, facilitating the understanding and the importance of these contents for students.
KEYWORDS
Pedagogical Content Knowledge, Pedagogical action and reasoning process, Didactics of Geography, Geography teacher training.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).