O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A DIDÁTICA ESPECÍFICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

  • José Ricardo de Oliveira Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Claudivan Sanches Lopes UEM

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.797

Resumo

Este artigo contempla parte de nossa pesquisa de mestrado, a qual teve como principal objetivo analisar as estratégias didático- pedagógicas utilizadas por professores de Geografia, experientes e bem-sucedidos, que atuam na Educação Básica em escolas que pertencem ao Núcleo Regional de Maringá-PR, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para entendermos como estes organizavam suas ações em sala de aula, cujas práticas docentes precisam conduzir os alunos a uma educação geográfica, adotamos como principal referencial teórico os estudos de Lee S. Shulman sobre a Base de Conhecimentos, em especial o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo – CPC, que os professores necessitam para o exercício da docência, e o processo de Raciocínio e Ação Pedagógica – RAP, que retrata como os conhecimentos docentes são acionados, relacionados e construídos durante o processo de ensinar e aprender. Na metodologia adotada para esta investigação privilegiamos os aspectos qualitativos através de entrevistas individuais e semiestruturadas e observações de aulas, e realizamos a análise dos dados obtidos via metodologia da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa esclareceram que quando os professores acionam e mobilizam o CPC em suas aulas, a Didática da Geografia é potencializada, facilitando a compreensão e a importância desses conteúdos para os alunos.

PALAVRAS-CHAVE

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Processo de raciocínio e ação pedagógica, Didática da Geografia, Formação do professor de Geografia.

 

THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL KNOWLEDGE OF CONTENT AND THE SPECIFIC DIDACTICS OF TEACHERS OF GEOGRAPHY

ABSTRACT

This article includes part of our master's research, which had as main objective to analyze the didactic-pedagogical strategies used by Geography teachers, experienced and successful, who work in Basic Education in schools that belong to the Educational Regional Center of Maringá-PR, in the final years of elementary and high school. In order to understand how teachers organized their actions in the classroom, whose teaching practices need to lead students to geographic education, we adopted Lee S. Shulman's studies on the Knowledge Base, especially the Pedagogical Knowledge of the Content - CPC, which teachers need for the exercise of teaching and the process of Reasoning and Pedagogical Action - RAP, which portrays how teaching knowledge is triggered, related and constructed during the process of teaching and learning. Therefore, the methodology adopted for this investigation privileged the qualitative aspects through individual and semi-structured interviews and observations of classes, whose analysis of the data obtained was carried out by the content analysis methodology. The results of the research clarified that, when teachers activate and mobilize the CPC in their classes, the Didactics of Geography is enhanced, facilitating the understanding and the importance of these contents for students.

KEYWORDS

Pedagogical Content Knowledge, Pedagogical action and reasoning process, Didactics of Geography, Geography teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

de Oliveira, J. R., & Sanches Lopes, C. (2020). O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A DIDÁTICA ESPECÍFICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 49–71. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.797