ESTUDO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM GEOGRAFIA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.897Resumo
O presente artigo centra-se no estudo das “necessidades formativas” em Geografia dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Verificamos que são diversos os trabalhos que tratam criticamente das lacunas entre os conteúdos previstos nos programas de Geografia para os Anos Iniciais e a forma com que são trabalhados na prática escolar. Nosso objetivo neste artigo é destacar a importância da análise das necessidades formativas como possibilidade de melhor planejar intervenções na formação do professor pedagogo considerando a perspectiva desses profissionais. Metodologicamente, o artigo fundamenta-se no exame da literatura na área e em pesquisa de campo na qual participaram, por meio de questionários, entrevistas e observações de práticas pedagógicas, professoras que atuam nesse nível de ensino na rede municipal e privada dos municípios de Maringá e Sarandi, no Estado do Paraná. Descrevemos os resultados em quatro categorias e subcategorias de análise que sintetizam as necessidades formativas identificadas na pesquisa, ou seja, os imperativos subjacentes ao esforço docente de organizar suas ações em sala de aula visando conduzir os alunos a uma educação geográfica.
PALAVRAS-CHAVE
Formação de Professores, Anos Iniciais, Necessidades formativas, Relação conteúdo/forma.
STUDY OF TRAINING NEEDS IN GEOGRAPHY FOR TEACHERS OF THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL
ABSTRACT
This article focuses on the study of the "formative needs" in Geography of teachers working in the Early Years of Elementary School. We note that there are several works that critically address the gaps between the contents of the Geography programs for the Early Years and the way they are worked in school practice. Our objective in this article is to highlight the importance of the analysis of the formative needs as a possibility of better planning interventions in the formation of the pedagogical teacher considering the perspective of these professionals. Methodologically, the article is based on the examination of literature in the area and on field research in which female teachers who work at this level of education in the municipal and private network in the municipalities of Maringá and Sarandi, in the state of Paraná, participated by means of questionnaires, interviews, and observations of pedagogical practices. We describe the results in four categories and subcategories of analysis that synthesize the formative needs identified in the research, i.e., the imperatives underlying the teaching effort to organize their actions in the classroom to lead students to a geographical education.
KEYWORDS
Teacher formation, Elementary school, Formative needs, Content /form ratio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).