ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE:
perspectivas e investigações para a Geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.822Resumo
Nosso interesse neste artigo é refletir a respeito da importância do papel da argumentação para a aprendizagem em Geografia. Para isso, elencamos neste texto leituras e reflexões feitas através das pesquisas realizadas no campo da Argumentação Científica e das investigações que estamos desenvolvendo junto ao grupo de Pesquisa “Ensino de Geografia em Múltiplos Contextos”, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Em nossas pesquisas temos articulado a importância do desenvolvimento da competência de argumentar cientificamente com o papel que as ciências humanas têm para sua efetivação. Desejamos relacionar esta articulação ao nosso campo de pesquisas em Geografia Escolar, na medida em que estamos interessados em apreender como a Geografia contribui para a tarefa de argumentar cientificamente e como ao argumentar os estudantes podem aprender Geografia.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia, Argumentação Científica, Natureza das Ciências.
ARGUES CIENTIFICALLY: perspectives and investigation for school geography
ABSTRACT
Our interest in this article is reflect about the importance of the role of argumentation for learning in Geography. For that, we list in this text readings and reflections made through the researches carried out in the field of Scientific Argumentation and the investigations that we are developing in the research group “Teaching Geography in Multiple Contexts”, from the Federal University of São Paulo (UNIFESP). In our research we have articulated the importance of developing the competence to argue scientifically with the role that the human sciences have for its effectiveness. We wish to relate this articulation to our field of research in School Geography, inasmuch as we are interested in learning how Geography contributes to the task of arguing scientifically and how in arguing students can learn Geography.
KEYWORDS
Teaching of Geography, Scientific Argumentation, Nature of Sciences.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).