EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: uma visão geográfica
Resumo
O presente artigo apresenta como objetivo central discutir a concepção de Meio Ambiente por meio da abordagem que a Geografia esboça. A ciência geográfica apreende Meio Ambiente por meio dos aspectos socioambientais, por entender que referente à problemática ambiental é imprescindível pontuar a relação homem-natureza, sem perder de vistas a interação entre os representantes físicos, sociais, econômicos, culturais e simbólicos. A temática abordada suscita uma reflexão sobre a importância do conceito de Meio Ambiente para a efetivação da Educação Ambiental. A discussão apontada assegura que referente ao entendimento sobre o Meio Ambiente, na perspectiva da Geografia, surge à necessidade de entender que a Educação Ambiental possibilita ações educativas pautadas na ética e respeito dos homens com a natureza e entre si, na expectativa de amenizar os problemas ambientais. Este estudo ainda assinala que não se deve discutir somente o estabelecimento de uma nova relação entre os homens e a natureza, mas, sobretudo, dos homens entre si, e estes com a natureza.
Palavras-chave
Meio Ambiente, Geografia, Educação Ambiental
ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ENVIRONMENT: a geographical view
Abstract
This article presents the core objective discuss the conception of Environment through the approach that outlines Geography. The geographical science apprehends Environment through environmental aspects, understanding that relating to environmental issues is essential punctuate the man-nature relationship, keeping in view the interaction between representatives physical, social, economic, cultural and symbolic. The selected theme arouses a reflection on the importance of the concept Environment for effective environmental education. The discussion pointed ensures that for the understanding of the Environment, in the perspective of geography, arises the need to understand that the Environmental Education provides educational guided by ethics and the respect of men with nature and each other, hoping to alleviate the problems environment. This study also points out that one should not only discuss the establishment of a new relationship between the nature and the human being, but especially between men, and these with nature.
Keywords
The Environment, Geography, Environmental Education
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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