OUTRAS RAZÕES PARA ENTENDER A NECESSIDADE DE RENOVAR A GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • José Armando Santiago Rivera Universidad de los Andes

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.921

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a situação da Geografia escolar, bem como os motivos que justificam sua renovação em correspondência com as transformações sócio-históricas e as dificuldades ambientais, geográficas e sociais que afetam a comunidade mundial. O problema está na validade do ensino geográfico do século XIX, apoiado em trabalhos pedagógicos e didáticos desatualizados sobre a complexa realidade histórica do início do novo milênio. Isso justificou uma revisão documental para justificar a mudança em direção a uma orientação geográfica mais humana e social, com efeitos formativos democráticos e para fortalecer a integração sociedade-natureza. Conclui-se que promovendo a mudança no objetivo educacional, a aplicação da renovação paradigmática e epistemológica, a promoção de pesquisas que facilitam a reconstrução das mudanças históricas no espaço e que contribuem para a conscientização crítica, criativa e construtiva.

Palavras-chave

Geografia escola, Ensino de Geografia, Renovação.

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Publicado

24/07/2020

Como Citar

Santiago Rivera, J. A. . (2020). OUTRAS RAZÕES PARA ENTENDER A NECESSIDADE DE RENOVAR A GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 271–293. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.921