AS CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO DE CIDADE E A FORMAÇÃO CIDADÃ
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.971Resumo
As cidades têm grande importância econômica, cultural e política na vida das pessoas que as habitam, ou que, de algum modo dependem delas. Essa temática tem sido estudada e apresentada de diversas formas por pesquisadores de várias áreas do conhecimento, configurando-se como uma discussão bem expressiva na Geografia. São encontrados no meio acadêmico brasileiro trabalhos que visam um ensino de cidade com foco para munícipios específicos, o que tem aproximado os conceitos inerentes à temática à realidade dos alunos, possibilitando melhor compreensão e aprendizagem. Além disso, é um assunto a partir do qual os professores podem trabalhar diversos temas e conceitos geográficos. A Geografia, por meio do ensino de cidade, proporciona aos alunos riquíssimas discussões sobre o viver urbano, os processos de (re)produção, os agentes envolvidos nesse processo, as lutas e os conflitos expressos nesses espaços. Assim, o objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã, expor encaminhamentos de assuntos que podem ser estudados nesse conteúdo e apresentar algumas produções referentes ao ensino de cidade e a relação com a Geografia, publicados no âmbito das pós-graduações e em alguns periódicos. Como resultados temos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão, além de encaminhamentos que contribuem para o ensino de cidade.
Palavras-chave
Geografia, Ensino de Cidade, Cidadania.
THE CONTRIBUTIONS OF GEOGRAPHY TO CITY TEACHING AND CITIZEN EDUCATION
Abstract
Cities have great economic, cultural and political importance in the lives of the people who inhabit them, or who in some way depend on them. This theme has been studied and presented in different ways by researchers from various areas of knowledge, configuring itself as a very expressive discussion in Geography. There are works in the Brazilian academic environment that aim at teaching the city with a focus on specific municipalities, which has brought the concepts inherent to the theme closer to the students' reality, enabling better understanding and learning. In addition, it is a subject from which teachers can work on various geographic themes and concepts. Geography, through city teaching, provides students with very rich discussions about urban living, the (re) production processes, the agents involved in this process, the struggles and conflicts expressed in these spaces. Thus, the objective of this work is to point out the contributions of city education to citizen education, expose subjects that can be studied in this content and present some productions related to city education and the relationship with Geography, published in the scope of graduations and in some journals. As a result, we have a bibliographic research on the subject in question, in addition to referrals that contribute to the teaching of the city.
Keywords
Geography, City teaching, Citizenship.
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