DE ONDE EU VINHA:

nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul - espacialidade dos/das professores/as de Geografia

Autores

  • Joaquim Rauber Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Marcos Bohrer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Ludmila Losada da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1046

Resumo

O texto apresenta um panorama das nomeações de docentes de Geografia para o magistério municipal no estado do Rio Grande do Sul. Como recorte temporal, têm-se os editais de concursos públicos municipais publicizados no triênio de 2016-2019 e as nomeações ocorridas até agosto de 2020. A pesquisa desenvolveu-se a partir de um desenho misto de caráter explanatório-sequencial, iniciando com uma etapa quantitativa e, posteriormente, uma etapa qualitativa, a partir das quais foi possível inferir, em números absolutos, a distribuição das nomeações. Organizadas por regiões intermediárias do estado estudado, relacionou-se o local de formação com o de nomeação, permitindo depreender o deslocamento espacial dos/das docentes. Como principais resultados a pesquisa realizada apresenta o elevado número de nomeações de docentes para o período, totalizando, até o momento, 152 nomeações e o grande deslocamento de mão de obra de regiões formadoras para municípios localizados em outras regiões. 

Palavras-chave

Docente de Geografia, Nomeações, Concursos, Magistério Municipal.

 

WHERE I CAME FROM: appointed teachers for teaching in the municipal education of Rio Grande do Sul - spatiality of Geography teachers

Abstract

The text presents an overview of the appointments of Geography teachers for the municipal education of the state of Rio Grande do Sul. As a time frame, there are the notices that took place in the 2016-2019 triennium and the appointments that occurred until August 2020. The research was developed from a mixed design of explanatory-sequential character, starting with a quantitative stage and, later, a qualitative stage, from which it was possible to infer, in absolute numbers, the distribution of nominations. Organized by intermediate regions of the studied state, the place of formation was related to the place of appointment, allowing the understanding of the spatial displacement of the teachers. As main results the article presents the high number of teachers’ appointments for the period, a total of 152 appointments, and the large displacement of labor from training regions to municipalities located in other regions.

Keywords

Geography teachers, Appointments, Contests, Municipal Education.

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Publicado

01/11/2021

Como Citar

Rauber, J., Bohrer, M., & Fonseca, L. L. da. (2021). DE ONDE EU VINHA:: nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul - espacialidade dos/das professores/as de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1046