DE ONDE EU VINHA:
nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul - espacialidade dos/das professores/as de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1046Resumo
O texto apresenta um panorama das nomeações de docentes de Geografia para o magistério municipal no estado do Rio Grande do Sul. Como recorte temporal, têm-se os editais de concursos públicos municipais publicizados no triênio de 2016-2019 e as nomeações ocorridas até agosto de 2020. A pesquisa desenvolveu-se a partir de um desenho misto de caráter explanatório-sequencial, iniciando com uma etapa quantitativa e, posteriormente, uma etapa qualitativa, a partir das quais foi possível inferir, em números absolutos, a distribuição das nomeações. Organizadas por regiões intermediárias do estado estudado, relacionou-se o local de formação com o de nomeação, permitindo depreender o deslocamento espacial dos/das docentes. Como principais resultados a pesquisa realizada apresenta o elevado número de nomeações de docentes para o período, totalizando, até o momento, 152 nomeações e o grande deslocamento de mão de obra de regiões formadoras para municípios localizados em outras regiões.
Palavras-chave
Docente de Geografia, Nomeações, Concursos, Magistério Municipal.
WHERE I CAME FROM: appointed teachers for teaching in the municipal education of Rio Grande do Sul - spatiality of Geography teachers
Abstract
The text presents an overview of the appointments of Geography teachers for the municipal education of the state of Rio Grande do Sul. As a time frame, there are the notices that took place in the 2016-2019 triennium and the appointments that occurred until August 2020. The research was developed from a mixed design of explanatory-sequential character, starting with a quantitative stage and, later, a qualitative stage, from which it was possible to infer, in absolute numbers, the distribution of nominations. Organized by intermediate regions of the studied state, the place of formation was related to the place of appointment, allowing the understanding of the spatial displacement of the teachers. As main results the article presents the high number of teachers’ appointments for the period, a total of 152 appointments, and the large displacement of labor from training regions to municipalities located in other regions.
Keywords
Geography teachers, Appointments, Contests, Municipal Education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).