DESVENDANDO A PAISAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA E DA POESIA: uma prática de ensino de Geografia com estudantes de Pedagogia
Resumo
Esse relato apresenta os resultados de uma oficina de ensino de geografia aos anos iniciais, promovida para estudantes de licenciatura em pedagogia. Preocupados com a importância de melhor explorar recursos culturais na sala-de-aula, utilizamos músicas e poesias de autores brasileiros como suporte para ampliar as possibilidades de leitura e interpretação da paisagem geográfica. Enfatizamos o espaço em sua dimensão vivida, buscando romper com uma perspectiva dicotômica de ensino de geografia que separa o físico do social. A atividade foi realizada em três momentos: no primeiro, fizemos uma leitura e análise do poema Morte e Vida Severina; posteriormente, foi proposto que as alunas se reunissem em grupo e que analisassem uma letra de música para, então, desenhar a paisagem narrada nessa mesma letra; a terceira etapa consistiu na apresentação e discussão dos desenhos em grande grupo. Concluímos que a atividade propiciou muitas potencialidades pedagógicas, como o desenvolvimento de vocabulário, estímulos a uma leitura mais abstrata de espaço, intersecção das histórias de vida dos personagens com as das alunas. No entanto, também foi motivo de preocupação a falta de uma leitura mais complexa do texto e do espaço, sinalizando a importância do uso de recursos culturais e da leitura-interpretação na formação de professores.
PALAVRAS-CHAVE
Formação de professores, Ensino de Geografia, Anos iniciais, Paisagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).