DESVENDANDO A PAISAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA E DA POESIA: uma prática de ensino de Geografia com estudantes de Pedagogia

Autores

  • César Augusto Ferrari Martinez Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0003-1012-8975
  • Marcos Bohrer Instituto Federal Catarinense
  • Igor Armindo Rockenbach Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Esse relato apresenta os resultados de uma oficina de ensino de geografia aos anos iniciais, promovida para estudantes de licenciatura em pedagogia. Preocupados com a importância de melhor explorar recursos culturais na sala-de-aula, utilizamos músicas e poesias de autores brasileiros como suporte para ampliar as possibilidades de leitura e interpretação da paisagem geográfica. Enfatizamos o espaço em sua dimensão vivida, buscando romper com uma perspectiva dicotômica de ensino de geografia que separa o físico do social. A atividade foi realizada em três momentos: no primeiro, fizemos uma leitura e análise do poema Morte e Vida Severina; posteriormente, foi proposto que as alunas se reunissem em grupo e que analisassem uma letra de música para, então, desenhar a paisagem narrada nessa mesma letra; a terceira etapa consistiu na apresentação e discussão dos desenhos em grande grupo. Concluímos que a atividade propiciou muitas potencialidades pedagógicas, como o desenvolvimento de vocabulário, estímulos a uma leitura mais abstrata de espaço, intersecção das histórias de vida dos personagens com as das alunas. No entanto, também foi motivo de preocupação a falta de uma leitura mais complexa do texto e do espaço, sinalizando a importância do uso de recursos culturais e da leitura-interpretação na formação de professores.

PALAVRAS-CHAVE

Formação de professores, Ensino de Geografia, Anos iniciais, Paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

César Augusto Ferrari Martinez, Universidade Federal de Pelotas

Professor Assistente no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor (c) em Educaçao pela Pontifícia Universidad Católica de Chile, com estágio de pesquisa na Maynooth University, Irlanda.

Marcos Bohrer, Instituto Federal Catarinense

Professor do Instituto Federal Catarinense / Campus Videira. Licenciado e Mestre em Geografia. Doutorando em Geografia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Igor Armindo Rockenbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado e Meste em Geografia. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-01-30

Como Citar

Martinez, C. A. F., Bohrer, M., & Rockenbach, I. A. (2020). DESVENDANDO A PAISAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA E DA POESIA: uma prática de ensino de Geografia com estudantes de Pedagogia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(18), 280–289. Obtido de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/670