AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões postais em aula

Autores

  • Sérgio Luiz Miranda UFU

Resumo

O artigo aborda as imagens produzidas artificialmente no mundo contemporâneo e algumas implicações para a Educação e, em particular, para o ensino de geografia, colocando uma questão fundamental: como conciliar a formação de leitores críticos dessas imagens em uma educação do olhar e o respeito ao prazer que as belas imagens podem proporcionar? No tratamento metodológico desta questão foram empregadas contribuições teóricas de três autores principais sobre o tema, que fundamentam um trabalho realizado nas aulas de Geografia com alunos do ensino médio de uma escola pública, envolvendo análises de imagens e produção de cartões postais da paisagem local com fotografias digitais e recursos de informática. Esse trabalho possibilitou uma valorização estética das imagens da paisagem e do lugar pelos alunos, assim como a compreensão dos efeitos e recursos da manipulação na produção de imagens artificiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Miranda, S. L. (2011). AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões postais em aula. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(1), 123–148. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/21