CARTOGRAFIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E A PRÁTICA COM MAPAS MENTAIS
Resumo
O texto, inicialmente, discute a ocorrência da Cartografia Escolar nos Cursos de Geografia no Brasil, atento às suas especificidades e importância para a formação do professor. Não tem a intenção de realizar o estado da arte desse conhecimento, como disciplina, mas traz um levantamento de sua ocorrência ou não em vinte universidades federais, a fim de averiguar as abordagens e conteúdos propostos. Entre os conteúdos discutidos no âmbito da Cartografia Escolar, o trabalho discute, também, os resultados alcançados com atividades e práticas referentes à alfabetização cartográfica como abordagem teórico-metodológica, vivenciada e refletida por alunos do segundo período do curso de Geografia, durante os anos de 2015 e 2016. Os resultados qualitativos, expressos em representações no formato croqui, resultante de mapas mentais, mostram as dificuldades iniciais dos alunos e seus avanços após experiência vivenciada durante o processo de alfabetização cartográfica, ocorrido no interior da unidade curricular Cartografia Escolar. Na discussão não se tem a alfabetização cartográfica como procedimento e conhecimento únicos a serem considerados na formação inicial, mas como parte importante e auxiliar à outras abordagens como a do Letramento Geográfico e Cartográfico.
PALAVRAS-CHAVE
Cursos de Geografia. Disciplina. Alfabetização cartográfica. Croqui.
SCHOOL CARTOGRAPHY IN THE TRAINING OF THE TEACHER OF GEOGRAPHY AND PRACTICE WITH MENTAL MAPS
ABSTRACT
Initially, the text discusses the occurrence of School Cartography in Geography Courses in Brazil, attentive to its specificities and importance for teacher training. It does not intend to carry out the state of the art of this knowledge, as a discipline, but it brings a survey of its occurrence or not in twenty universities, in order to ascertain the proposed approaches and contents. Among the contents discussed in the context of School Cartography, the paper also discusses the results achieved with activities and practices related to cartographic literacy, as a theoretical-methodological approach experienced and reflected by students of the second period of the Geography course, during the 2015 and 2016. The qualitative results expressed in representations in the sketch format, resulting from mental maps, show the students' initial difficulties and their advances after the cartographic literacy process, which took place within the discipline School Cartography. In the discussion, there is no cartographic literacy as a unique procedure and knowledge to be considered in the initial formation, but as an important part and to help other approaches such as the Geographical and Cartographic Letters.
KEYWORDS
Geography courses. Discipline. Cartographic literacy. Sketch
ISSN: 2236-3904
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