DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA PARA O DISTRITO FEDERAL: identificando problemas e propondo soluções - a experiência de uma educação científica por meio do projeto Nós Propomos

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Resumo

O Projeto Nós Propomos Taguatinga-DF constitui-se em uma iniciativa de inovação no ensino de Geografia por meio da valorização do lugar e do conhecimento científico para encontrar soluções para os problemas vivenciados localmente pelos estudantes. Nesse aspecto, este artigo tem como objetivo analisar e sintetizar o conteúdo dos pôsteres científicos apresentados pelos alunos da 2a série do Ensino Médio como atividade final do projeto Nós Propomos Taguatinga-DF no Centro de Ensino Médio Ave Branca no ano de 2017. Os temas mais problematizados estão relacionados ao transporte e trânsito; educação; infraestrutura e problemas sociais, circunscritos em Águas Claras, Samambaia, Ceilândia, Vicente Pires, Recanto das Emas e, especialmente, em Taguatinga. Acredita-se que uma das principais contribuições do projeto foi a promoção do protagonismo juvenil na identificação e resolução de problemas vivenciados por esses estudantes em seus espaços vividos mais próximos.

PALAVRAS-CHAVE

Lugar, Serviços públicos, Protagonismo Juvenil, Professor pesquisador, Pesquisa na escola.

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Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor da Carreira Magistério Público da Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Foi bolsista do Pró-Licenciatura UEG-Câmpus Formosa, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado: "Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos na Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural ou Humanista; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.

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Publicado

30/01/2020

Como Citar

Suess, R. C. (2020). DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA PARA O DISTRITO FEDERAL: identificando problemas e propondo soluções - a experiência de uma educação científica por meio do projeto Nós Propomos. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(18), 245–268. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/632