O TRABALHO DE CAMPO EM BACIA HIDROGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.723Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a estratégia de ensino do trabalho de campo em bacia hidrográfica como proposta metodológica potencializadora para a mobilização dos componentes físico-naturais. A concepção do trabalho de campo desenvolvida nesta investigação está baseada numa abordagem processual, crítica e participativa. É processual por estabelecer um conjunto de sequências didáticas no planejamento escolar do professor, a saber, pré-campo, campo e pós-campo. É crítica ao desenvolver operações mentais investigativas que corroboram no pensamento indagativo e reflexivo junto aos escolares. E, por último, é participativa pois desenvolve a organização conjunta dos escolares no planejamento, pesquisa e registro durante a realização desta estratégia de ensino. Norteou-se pela pesquisa qualitativa em educação associada ao gênero de pesquisa participante, ao envolver os sujeitos pesquisador e investigados em um ambiente escolar público do Ensino Médio na cidade de Porangatu-GO. O percurso investigativo revelou que o desenvolvimento do trabalho de campo na bacia hidrográfica do córrego Barreiro-GO potencializou a construção de temas, conteúdos e componentes físico-naturais atrelados ao relevo, rede hidrográfica e impactos ambientais na Geografia Escolar. A proposta do trabalho de campo desenvolveu uma visão de integração apoiada na conjunção do conceito de paisagem ao articular o espaço vivido pelos escolares na leitura de mundo, reconhecendo-os como sujeitos ativos do seu processo de apreensão de conhecimentos.
Palavras-chave
Trabalho de campo, Estratégia de ensino, Bacia hidrográfica, Componentes físico-naturais
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