v. 12 n. 22 (2022): Revista Brasileira de Educação em Geografia

Editorial

Artigos

  • Filosofia do ensino de Geografia

    Bruno Nunes Batista
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1181
  • Ensinar Geografia é uma questão de concepção de método

    Vanice Schossler Sbardelotto, Mafalda Nesi Francischett
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1131
  • O desenvolvimento do pensamento geográfico e o ensino por investigação: processo de (re) significação no ensino de Geografia

    Geisa Fideles, Luciana Sedano
    05-28
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1145
  • Política educacional brasileira e o currículo de Geografia: abordagens e análises das publicações na Revista Brasileira de Educação em Geografia no período de 2011 a 2020

    Julyana Dias Duarte, Mariana Medeiros Alves
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1041
  • A Geografia e a BNCC do Ensino Médio: uma análise dos itinerários formativos da SEE-Acre

    Victor Régio da Silva Bento, Lucilene Ferreira de Almeida
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1010
  • Implantação da BNCC no Ensino Fundamental de Geografia: desafios e perspectivas na percepção dos gestores e professores da Rede Estadual em Aquidauana/MS

    Gerusa de Figueiredo Leite e Silva, Eva Teixeira dos Santos
    05-31
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1095
  • Como as mudanças nas políticas educacionais em Xangai têm influenciado as trajetórias dos professores na construção do currículo?

    Xin Miao
    05-28
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1219
  • Educação em tempos de Covid-19: a formação docente em Geografia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) a partir do PIBID

    Robson Alves dos Santos, Dionel Barbosa Ferreira Júnior
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1039
  • O ensino de Geografia na formação dos estudantes de Pedagogia

    Anderson Santos de Santana
    05-30
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1111
  • O ensino de Geografia e o conceito de identidade de gênero: possibilidade de abordagem da temática em sala de aula

    Giovana Silva Rocha, Margarida de Cassia Campos
    05-25
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1040
  • Práticas e discursos espaciais da paisagem em Porto União da Vitória (SC/PR): uma reflexão teórica e metodológica sobre o ensino de Geografia

    Thiago Luiz Calandro, Gabriela Sena da Silva
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1134
  • As escolas de ensino profissionalizantes do Estado do Ceará compreendidas por meio das práticas espaciais

    Róbinson Souza, Maria Nilvane Fernandes, Emerson Ribeiro
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1110
  • Geografia socioambiental no Ensino Fundamental: um estudo de revisão nas teses e dissertações brasileiras

    Diego Andrade de Jesus Lelis, Daniele Saheb Pedroso, Daniela Gureski Rodrigues
    05-33
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1005
  • As temáticas físico-naturais nas provas do ENADE dos cursos de licenciatura em Geografia

    Lygia de Oliveira Ribeiro, Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira
    05-28
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1008
  • Ensino-aprendizagem do conceito de paisagem em Geografia na perspectiva da teoria desenvolvimental

    Victor Alves Santos, Marilene Marzari
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1061
  • Movimentos ambientalistas/ecológicos em destaque no livro didático de Geografia: representações e contradições

    Iago Gabriel Araújo Santos, Glauber Barros Alves Costa, Fabíola Lima Castro
    05-28
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1141
  • O uso de tecnologias virtuais como estratégia para a inserção da educação ambiental no ensino de Geografia na Educação Básica

    Vânia Karla Dantas Ricardo, João Correia Saraiva Júnior
    05-29
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1100
  • Mapeamento participativo: uma análise de possibilidades para a educação geográfica

    Bruno Lins Quintanilha, Leandro Andrei Beser de Deus
    05-28
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1052
  • Mapas mentais e StoryMaps: aprendizagens de Geografias vividas

    Hortência de Jesus Rodrigues Alves, Antonio Bernardes, Regina Célia Frigério
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1113
  • Geotecnologia e ensino de Geografia: uma proposta para estudar bacias hidrográficas usando o Google My Maps no Ensino Médio

    Alexsandra Bezerra de Sousa, André Leone Facundo, Tânia Cristina Meira Garcia, Marianna Fernandes Moreira
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1150
  • Tecnologias geocolaborativas na educação geográfica: uma busca pela formação cidadão

    Lucas Halaszen, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
    05-20
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1102
  • Possibilidades de construção de conhecimento geográfico a partir do uso da Plataforma de mapeamento colaborativo Google My Maps

    Luan do Carmo da Silva, Diego Tarley Ferreira Nascimento, Lorrane Vicente Fabrício
    05-31
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1006
  • Arte e educação geográfica: possibilidades a partir de obras do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO)

    Renan Carnaúba Oliveira
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.964
  • As intervenções da arte de rua no centro de Goiânia/Goiás: o mapa representando as resistências sociais do lugar

    Mariângela Oliveira de Azevedo, Adriana Olívia Alves
    05-19
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1109
  • Análise das narrativas e experiências construídas sobre estágio curricular supervisionado nos anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG)

    Renata Barrocas
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1135
  • As disciplinas escolares e os livros didáticos como expressões da cultura escolar: algumas considerações de ordem teórica

    Bruno Falararo de Mello, João Pedro Pezzato, Chrstiane Fernanda da Costa
    05-21
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1132
  • A linguagem cinematográfica e o ensino de Geografia: considerações a partir do livro didático

    Luis Henrique Dias Rocha
    05-20
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1126

Práticas Educativas

  • Carta na manga: o uso de jogos na educação geográfica

    Adelvan Ferreira Santos, Marcone Denys dos Reis Nunes, Simone Santos de Oliveira
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1047
  • Intersecções de uma corrida orientada na (re)construção dos conhecimentos cartográficos

    Vitor Marques, Cléa Cardoso da Rocha, Marcelo Oliveira Faria
    05-21
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1159
  • Introdução à Geopolítica no Ensino Médio: relato de experiência de uma sequência didática

    Flavio Luis Assiz dos Santos
    05-18
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1200
  • Desenvolvimento de sequência didática interdisciplinar sobre migrações internacionais no Brasil

    André Luiz da Conceição
    05-15
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1096
  • Educação ambiental no contexto do semiárido: uma proposta de sequência didática para o ensino de Geografia

    Raiany Priscila Paiva Medeiro Nonato, Anna Paula Lima Costa
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1104