Desenvolvimento de sequência didática interdisciplinar sobre migrações internacionais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1096Palavras-chave:
Sequência didática, Interdisciplinaridade, Migrações internacionaisResumo
O objetivo desse artigo consiste em mostrar o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar sobre migrações internacionais, representativa do ensino de Geografia, integrado com outros conteúdos e disciplinas escolares. Ela foi colocada em prática no primeiro semestre de 2019, para alunos da segunda série do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Benedito Storani, situada no município de Jundiaí-SP. Sua realização ocorreu durante sete semanas de duas aulas de 50 minutos cada, onde os alunos foram desafiados, individual e/ou coletivamente, a produzir textos, mapas ordenados e vídeos curtos com o depoimento de imigrantes internacionais vivendo atualmente no Brasil. Ao final, foi possível ter um panorama mais amplo sobre o processo de ensino e aprendizagem sobre o assunto em questão, incluindo a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes, bem como os principais ganhos pedagógicos provenientes do desenvolvimento da sequência didática interdisciplinar.
Palavras-chave
Sequência didática, Interdisciplinaridade, Migrações internacionais.
The development of na interdisciplinary teaching sequence about internacional migrations in Brazil
Abstract
The aim of this article consists of showing the development of an interdisciplinary sequence about international migrations, a representative point in the geography teaching; integrated with Other school contents and subjects. It was practiced in the first semester in 2019 by the second grade students of the Technical Integrated and the Agricultural Middle school students from Benedito Storani State School, in Jundiaí, SP. It took the students seven weeks, with two classes of 50 minutes each, Where the students were challenged individually or in groups to write texts, to make ordered maps and to film short vídeos with international migrants’ comments, people who live in Brazil at present. In the end, it was possible to have a better idea about the teaching process of this topic, including the identification of the main difficulties faced by the students, as well as the main pedagogical success, originated from the development of this interdisciplinary teaching sequence.
Keywords
Teaching sequence, Interdisciplinarity, International migrations.
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