Desenvolvimento de sequência didática interdisciplinar sobre migrações internacionais no Brasil

Autores

  • André Luiz da Conceição Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1096

Palavras-chave:

Sequência didática, Interdisciplinaridade, Migrações internacionais

Resumo

O objetivo desse artigo consiste em mostrar o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar sobre migrações internacionais, representativa do ensino de Geografia, integrado com outros conteúdos e disciplinas escolares. Ela foi colocada em prática no primeiro semestre de 2019, para alunos da segunda série do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Benedito Storani, situada no município de Jundiaí-SP. Sua realização ocorreu durante sete semanas de duas aulas de 50 minutos cada, onde os alunos foram desafiados, individual e/ou coletivamente, a produzir textos, mapas ordenados e vídeos curtos com o depoimento de imigrantes internacionais vivendo atualmente no Brasil. Ao final, foi possível ter um panorama mais amplo sobre o processo de ensino e aprendizagem sobre o assunto em questão, incluindo a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes, bem como os principais ganhos pedagógicos provenientes do desenvolvimento da sequência didática interdisciplinar.   

Palavras-chave

Sequência didática, Interdisciplinaridade, Migrações internacionais.

 

The development of na interdisciplinary teaching sequence about internacional migrations in Brazil 

Abstract

The aim of this article consists of showing the development of an interdisciplinary sequence about international migrations, a representative point in the geography teaching; integrated with Other school contents and subjects. It was practiced in the first semester in 2019 by the second grade students of the Technical Integrated and the Agricultural Middle school students from Benedito Storani State School, in Jundiaí, SP. It took the students seven weeks, with two classes of 50 minutes each, Where the students were challenged individually or in groups to write texts, to make ordered maps and to film short vídeos with international migrants’ comments, people who live in Brazil at present. In the end, it was possible to have a better idea about the teaching process of this topic, including the identification of the main difficulties faced by the students, as well as the main pedagogical success, originated from the development of this interdisciplinary teaching sequence. 

Keywords

Teaching sequence, Interdisciplinarity, International migrations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz da Conceição, Centro Paula Souza

Doutor e Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Especialista e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP; Professor e Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental e Médio dos Colégios Vicentinos (Jundiaí-SP e São Paulo-SP); Professor do Ensino Médio e Técnico no Centro Paula Souza (Jundiaí-SP); e Professor e pesquisador na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Referências

BAENINGER, Rosana; FERNANDES, Durval (Coord.) Atlas Temático: Observatório das Migrações em São Paulo – Migração Refugiada. Campinas, SP: NEPO/UNICAMP, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/bncc-ensino-medio>. Acesso em: 02 abr. 2019.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

CAVALCANTE, José Antonio Dias; PEREIRA, Renata Silva; BALIEIRO, Ana Beatriz; GARCIA, Patrícia Helena Mirandola Garcia. O ensino de solos: a interdisciplinaridade na sequência didática. Revista Interdisciplinar de Educação, Três Lagoas, MS, v.1, n.1, p.60-68, 2016. Disponível em: <http://www.desafioonline.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/1909>. Acesso em: 07 abr. 2019.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento: In.: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

KIEFER, Thiago de Almeida; FALCÃO, Cláudio Ribeiro; DUARTE, Luiz Antônio. Geografia: Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: SOMOS Sistemas de Ensino, 2017.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. Geografia geral e do Brasil. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

PERETTI, Lisiane; TONIN DA COSTA, Gisele Maria. Sequência didática na matemática. Revista de Educação do IDEAU, Caxias do Sul, RS, v.8, n.17, p.1-15, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/31_1.pdf.>. Acesso em: 07 abr. 2019.

Downloads

Publicado

28/10/2022

Como Citar

Conceição, A. L. da. (2022). Desenvolvimento de sequência didática interdisciplinar sobre migrações internacionais no Brasil. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–15. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1096

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.