As escolas de ensino profissionalizantes do Estado do Ceará compreendidas por meio das práticas espaciais

Autores

  • Róbinson Souza Universidade Regional do Cariri
  • Maria Nilvane Fernandes Universidade Federal do Amazonas
  • Emerson Ribeiro Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1110

Palavras-chave:

Organismos internacionais, Escolas de ensino profissional, Práticas espaciais

Resumo

O presente artigo é resultado da necessidade de ampliar a análise teórica e conceitual sobre a dinâmica das Escolas Estaduais de Ensino Profissional — EEEPs do Estado do Ceará que, desde 2008, assumem um duplo papel fundamental no ensino e na formação de jovens adolescentes para atividades econômicas específicas. Nossa abordagem objetiva compreender os processos, estruturas, funções e formas que essas instituições materializaram, bem como entender as consequências sociais e econômicas no território cearense. Como critério teórico-metodológico, utilizaremos o conceito de práticas espaciais, formulada a princípio pelo filósofo francês Henri Lefebvre na década de 1970, e difundida no Brasil principalmente pelos geógrafos Roberto Lobato Corrêa e Marcelo Lopes de Souza, que a partir da década de 1990 adequaram tal conceito dentro das configurações socioespaciais do território brasileiro. Por ser uma modalidade escolar oriunda das orientações de organizações internacionais globalizadas, como o Fundo Monetário Internacional — FMI e o Banco Mundial — BM e por ter forte interferência de grandes empresas nacionais e internacionais do ramo da produção e dos serviços, entendemos que as EEEPs objetivam, de forma pensada ou planejada, uma lógica educacional que valoriza o mercado em detrimento de formação integral.

Palavras-chave
Organismos internacionais, Escolas de ensino profissional; Práticas espaciais.

 

The professional schools of the State of Ceará understood through spatial practices

Abstract

The present article is a result of the need to broaden the theoretical and conceptual analysis about the dynamics of the State Schools for Professional Education (SSPE) of Ceará State that, since 2008, assume a fundamental dual role in teaching and training young adolescents for specific economic activities. Our approach aims to understand the processes, structures, functions, and forms that these institutions materialized, as well as understand the social and economic consequences in the territory of Ceará. As a theoretical and methodological criterion, we will use the concept of spatial practices, formulated at first by the French philosopher Henri Lefebvre in the 1970s, and disseminated in Brazil mainly by the geographers Roberto Lobato Corrêa and Marcelo Lopes de Souza, that, as of the 1990s, adapted this concept to the socio-spatial configurations of the Brazilian territory. Because it is a school modality originating from the orientations of international organizations such as the International Monetary Fund (IMF) and the World Bank (WB) and for having strong interference from large national companies and international manufacturing and service industries, we understand that the SSPE's aim to, in a thoughtful or planned way, an educational logic that values the market over integral formation.

Keywords

International organizations, Professional schools, Spatial Practices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Róbinson Souza, Universidade Regional do Cariri

É graduado em geografia e mestrando em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA; professor de geografia do quadro efetivo do Governo do Estado do Ceará, onde, atua nas área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Ensino de Geografia, analisando os temas: As escolas profissionalizantes dentro da concepção de práticas espaciais nas cidades; A pedagogia das competências nas escolas públicas; Método e Currículo em Geografia e Financeirização da educação.

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

raduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar; Doutoramento sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - fomento Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE - 88881.134314/2016-01/CAPES; Mestre e Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais (UEM); Mestre em Políticas e Práticas em Adolescente em Conflito com a lei (UNIBAN/SP); Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFPR); Especialista em Gestão em Centros de Socioeducação (UFPR); Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Parecerista de diversos periódicos, inclusive, de Qualis A1. Consultora para políticas e formação de profissionais do sistema socioeducativo, rede de proteção, conselhos de direitos e conselhos tutelares, desde 2005. Professora pedagoga da Educação Básica do Estado do Paraná (2007-2018). Atualmente, Professora do Magistério Superior, Classe A, com denominação de Adjunto A, Nível 2, do Departamento de Teoria e Fundamentos (DTF) da Faculdade de Educação (FACED) e Professora do Programa de pós-graduação em educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - . Pesquisadora na área da educação e da infância e juventude com os seguintes temas: Rede de proteção e enfrentamento à violência; Fundamentos da Educação; Políticas Educacionais; Organismos Internacionais; História da infância e juventude; Políticas de socioeducação; Indisciplina e Violência Escolar; Estatuto da Criança e do Adolescente; Justiça Juvenil.

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri

Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (2000) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Com Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Atuou desde (1997) como professor do ensino básico, coordenador pedagógico e Diretor no Estado de São Paulo até (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri URCA/CE e professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Diretório de Pesquisa Geografia e Criatividade, coordenador do Laboratório Quatro Elementos (4EL) . Áreas de atuação: Formação de professores. Geografia Arte e Criatividade. Instalações Geográficas/Pedagógicas. Estágio Supervisionado. Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino. Geografia Urbana.

Referências

BRASIL. Decreto nº 6.302, de 12 de dezembro de 2007: institui o Programa Brasil Profissionalizado. Brasília: MEC/Ministério da Educação e do Desporto. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6302.htm. Acesso em: 26.09.2020.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Jovens Escolares e a Cidade: Concepções e práticas espaciais urbanas cotidianas. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, Volume Especial, n.35, p. 74-86, 2013.

CEARÁ. Portaria nº 0612/2020, de 09 de dezembro de 2020: estabelece as normas para matrícula dos estudantes nos estabelecimentos de ensino públicos estaduais para o ano de 2021, e dá outras providências. Ceará: DOE Diário Oficial do Estado. Publicado no D.O.E. de 10 de dezembro de 2020.

CEARÁ. Relatório de Gestão: O pensar e o fazer da educação profissional no Ceará – 2008 a 2014.1. ed. Fortaleza: Secretaria da Educação, 2014.

CEARÁ. Secretaria de Educação. Criação das EEEPss. Disponível em: https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=103. Publicado em: 29 jan. 2015. Acesso em: 20 nov.2020.

CEARÁ. Secretaria de Educação. Plano Integrado de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará. Fortaleza: Seduc, 2008.

CORRÊA, Roberto Lobato. Corporação, Práticas Espaciais e Gestão do Território. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v.54, n.3, p. 115-122, 1992.

CORRÊA, Roberto Lobato. Diferenciação Sócio-Espacial, Escala e Práticas Espaciais. Cidades, v.4, n.6, p. 62-72, 2007.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2000.

ICE. INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Modelo de Gestão: Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE): uma nova escola para a Juventude Brasileira (escolas de ensino médio em tempo integral). Recife, 2010.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Alex Marins. São Paulo: Marin Clart, 2001.

PINTO, Geraldo Augusto. A organização do trabalho no século 20: taylorismo, fordismo e toyotismo. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Curitiba: Secretaria de Educação do Paraná, 08-09 maio, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

RANDOLPH, Rainer. Valores, práticas sociais e espaço: Henri Lefebvre e o advento da sociedade urbana. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2008.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1998.

SANTOS, Deribaldo. A profissionalização imposta por decreto: notas sobre a reformulação neoliberal na educação dos trabalhadores brasileiros. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 230-240, dez. 2017.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Betrand, 2013.

Downloads

Publicado

02/10/2022

Como Citar

Souza, R., Fernandes, M. N., & Ribeiro, E. (2022). As escolas de ensino profissionalizantes do Estado do Ceará compreendidas por meio das práticas espaciais. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–23. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1110

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.