Caminhos interdisciplinares

aproximações possíveis entre Geografia e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1483

Palavras-chave:

educação básica, interdisciplinaridade, pesquisa científica, políticas públicas educacionais, práxis

Resumo

Com base na compreensão de que, ao mobilizar conhecimentos de áreas distintas, a interdisciplinaridade envolve um processo metodológico o qual requer de educadores e pesquisadores uma postura dinâmica, dialógica, participativa, colaborativa, reflexiva e teoricamente fundamentada, este artigo problematiza como Geografia e Matemática são articuladas em abordagens nos âmbitos acadêmico-científico e pedagógico. Assim, o texto inclui pesquisa bibliográfica e documental, de modo a propiciar: 1) revisão de literatura dos principais teóricos e dos novos estudos que abrangem o campo interdisciplinar do Ensino de Geografia e Matemática e das especificidades do Espaço Geográfico, da Geografia Crítica e da Educação Matemática Crítica; 2) levantamento bibliográfico com vistas a mapear trabalhos oriundos dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordem esta temática; 3) análise documental a partir deste tópico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, reivindica-se que, no que se refere às produções acadêmico-científicas, a interdisciplinaridade, ainda que não mencionada lexicamente, torna-se evidente como pressuposto das investigações mapeadas. Em relação ao meio pedagógico, diante do cenário de políticas públicas educacionais de caráter neoliberal, destaca-se a relevância da autonomia, da liberdade e da práxis docentes para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que contemplem a leitura e a transformação do mundo pelas lentes críticas e sensíveis da Geografia e da Matemática.

Palavras-chave

Educação Básica; Interdisciplinaridade; Pesquisa científica; Políticas públicas educacionais; Práxis.

 

Interdisciplinary paths: possible approaches between Geography and Mathematics 

Abstract

Based on the understanding that, by mobilizing knowledge from different areas, interdisciplinarity involves a methodological process that requires educators and researchers to adopt a dynamic, dialogical, participatory, collaborative, reflective and theoretically grounded stance, this article problematizes how Geography and Mathematics are articulated in approaches in the academic-scientific and pedagogical spheres. Therefore, the text includes bibliographic and documentary research, in order to provide: 1) a literature review of the main theorists and new studies that cover the interdisciplinary field of Geography and Mathematics Teaching and the specificities of Geographic Space, Critical Geography and Critical Mathematics Education; 2) a bibliographic survey with a view to mapping works originating from stricto sensu postgraduate courses in Brazil that address this theme; 3) a documentary analysis based on this topic in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Thus, it is claimed that, with regard to academic-scientific productions, interdisciplinarity, although not mentioned lexically, becomes evident as a premise of the mapped investigations. In relation to the pedagogical environment, in view of the scenario of neoliberal educational public policies, the relevance of autonomy, freedom and teaching praxis for the development of interdisciplinary projects that contemplate the reading and transformation of the world through the critical and sensitive lenses of Geography and Mathematics stands out.

Keywords

Basic education; Interdisciplinarity; Scientific research; Educational public policies; Praxis.

 

Caminos interdisciplinarios: posibles aproximaciones entre Geografía y Matemáticas

Resumen

Partiendo del entendimiento de que, al movilizar conocimientos de diferentes áreas, la interdisciplinariedad implica un proceso metodológico que requiere de educadores e investigadores una postura dinámica, dialógica, participativa, colaborativa, reflexiva y fundamentada teóricamente, este artículo problematiza cómo la Geografía y las Matemáticas se articulan en enfoques en los ámbitos académico-científico y pedagógico. Por lo tanto, el texto incluye investigaciones bibliográficas y documentales, con el fin de brindar: 1) revisión bibliográfica de los principales teóricos y nuevos estudios que cubren el campo interdisciplinario de la Enseñanza de la Geografía y la Matemática y las especificidades del Espacio Geográfico, la Geografía Crítica y la Educación Matemática Crítica; 2) levantamiento bibliográfico con vistas a mapear trabajos provenientes de cursos de posgrado stricto sensu en Brasil que abordan este tema; 3) análisis documental basado en esta discusión en la Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De esta manera, se afirma que, en lo que respecta a las producciones académico-científicas, la interdisciplinariedad, aunque no mencionada léxicamente, se hace evidente como un presupuesto de las obras mapeadas. En relación al ámbito pedagógico, ante el escenario de políticas públicas educativas de corte neoliberal, se destaca la relevancia de la autonomía, la libertad y la praxis docente para el desarrollo de proyectos interdisciplinarios que contemplen la lectura y transformación del mundo a través de aspectos críticos y sensibles de Geografía y Matemáticas.

Palabras clave

Educación Básica; Interdisciplinariedad; Investigación científica; Políticas públicas educativas; Praxis.

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Biografia do Autor

Fernanda Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Fernanda da Silva Schons é educadora há mais de vinte anos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui formação em Ensino Médio Profissional - Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Tem experiência docente em diversas disciplinas, com destaque para Matemática, Física, Química e Biologia - além de ministrar aulas de Inglês, Literatura e Língua Portuguesa. Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de matemática, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar e educação matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e o Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE).

Gilmar José Schons, Centro Universitário Internacional (Uninter)

Gilmar José Schons é educador e gestor educacional há vinte e cinco anos. Possui formação em Ensino Médio Profissional - Técnico em Eletricidade pelo Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua como professor particular e orientador pedagógico no NC Cursos. Tem experiência docente em diversas disciplinas, com destaque para Matemática e Geografia - além de ministrar aulas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de Matemática e no de Geografia, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar, educação matemática, educação geográfica e interdisciplinaridade.

Guilherme José Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em História pela UFFS. Integra, na condição de membro fundador, o Laboratório de História Pública da UFFS (LAHIPU). Faz parte da equipe do projeto de extensão Anjo da História: plataforma digital de divulgação e debate histórico, iniciativa de História Pública com inspiração benjaminiana. É colunista do site História da Ditadura. Atua no Centro de Documentação e Laboratório de História Oral (CDLHO) da UFFS, com envolvimento no Grupo de Pesquisa Práticas de Conservação em Documentos Históricos na Colônia Erechim e nas atividades de digitalização e catalogação de acervos judiciais. Compõe o Grupo de Pesquisa Sítios de memória e consciência: passados traumáticos, esfera pública e democracia, associado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim e à Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC). Está inserido no Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE) da UFFS. Frequenta o Grupo de Estudos Pesquisa em História - Teoria e Prática, vinculado ao PPGICH/UFFS e ao Curso de História da UFFS - Campus Chapecó. Cursa, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as disciplinas História Global e Estudos de Gênero, no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSC), e Tópicos Especiais em Estética e Filosofia da Arte, no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil/UFSC). Esteve bolsista (2021-2024) do Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes - Práxis (PET/FNDE), grupo com foco na educação popular de matriz freireana. Foi investigador no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS, tendo desenvolvido os projetos de pesquisa Mediação e Didática: um estudo genealógico e cartográfico da produção acadêmica da Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil (2021-2023) e Guerra e paz nos livros didáticos de História: a proposta "por uma Compreensão Internacional" da UNESCO (2023-2024), bem como bolsista (2020-2021) e voluntário (2021-2022) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e voluntário (2022-2024) no Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Cursou, na UFFS, as disciplinas Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), e Urbanização, economia política da cidade e desigualdades socioespaciais, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo). Participa, enquanto representante discente, de diversos órgãos colegiados da UFFS. Tem experiência em pesquisas relacionadas à história de Erechim e à ditadura civil-militar na região Alto Uruguai. Se interessa pelos seguintes temas: ditadura civil-militar brasileira, Estado Novo português em Moçambique, colonialismo de Portugal, trauma colonial, literatura testemunhal e estudos pós-coloniais e decoloniais, os quais foram foco do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado: Memórias de duas ditaduras ibero-amefricanas: Brasil, Moçambique e Portugal nas escrevivências pós-coloniais de Conceição Evaristo e Isabela Figueiredo.

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Publicado

31/08/2025

Como Citar

Schons, F., Schons, G. J., & Schons, G. J. (2025). Caminhos interdisciplinares: aproximações possíveis entre Geografia e Matemática. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1483