Caminhos interdisciplinares
aproximações possíveis entre Geografia e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1483Palavras-chave:
educação básica, interdisciplinaridade, pesquisa científica, políticas públicas educacionais, práxisResumo
Com base na compreensão de que, ao mobilizar conhecimentos de áreas distintas, a interdisciplinaridade envolve um processo metodológico o qual requer de educadores e pesquisadores uma postura dinâmica, dialógica, participativa, colaborativa, reflexiva e teoricamente fundamentada, este artigo problematiza como Geografia e Matemática são articuladas em abordagens nos âmbitos acadêmico-científico e pedagógico. Assim, o texto inclui pesquisa bibliográfica e documental, de modo a propiciar: 1) revisão de literatura dos principais teóricos e dos novos estudos que abrangem o campo interdisciplinar do Ensino de Geografia e Matemática e das especificidades do Espaço Geográfico, da Geografia Crítica e da Educação Matemática Crítica; 2) levantamento bibliográfico com vistas a mapear trabalhos oriundos dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordem esta temática; 3) análise documental a partir deste tópico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, reivindica-se que, no que se refere às produções acadêmico-científicas, a interdisciplinaridade, ainda que não mencionada lexicamente, torna-se evidente como pressuposto das investigações mapeadas. Em relação ao meio pedagógico, diante do cenário de políticas públicas educacionais de caráter neoliberal, destaca-se a relevância da autonomia, da liberdade e da práxis docentes para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que contemplem a leitura e a transformação do mundo pelas lentes críticas e sensíveis da Geografia e da Matemática.
Palavras-chave
Educação Básica; Interdisciplinaridade; Pesquisa científica; Políticas públicas educacionais; Práxis.
Interdisciplinary paths: possible approaches between Geography and Mathematics
Abstract
Based on the understanding that, by mobilizing knowledge from different areas, interdisciplinarity involves a methodological process that requires educators and researchers to adopt a dynamic, dialogical, participatory, collaborative, reflective and theoretically grounded stance, this article problematizes how Geography and Mathematics are articulated in approaches in the academic-scientific and pedagogical spheres. Therefore, the text includes bibliographic and documentary research, in order to provide: 1) a literature review of the main theorists and new studies that cover the interdisciplinary field of Geography and Mathematics Teaching and the specificities of Geographic Space, Critical Geography and Critical Mathematics Education; 2) a bibliographic survey with a view to mapping works originating from stricto sensu postgraduate courses in Brazil that address this theme; 3) a documentary analysis based on this topic in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Thus, it is claimed that, with regard to academic-scientific productions, interdisciplinarity, although not mentioned lexically, becomes evident as a premise of the mapped investigations. In relation to the pedagogical environment, in view of the scenario of neoliberal educational public policies, the relevance of autonomy, freedom and teaching praxis for the development of interdisciplinary projects that contemplate the reading and transformation of the world through the critical and sensitive lenses of Geography and Mathematics stands out.
Keywords
Basic education; Interdisciplinarity; Scientific research; Educational public policies; Praxis.
Caminos interdisciplinarios: posibles aproximaciones entre Geografía y Matemáticas
Resumen
Partiendo del entendimiento de que, al movilizar conocimientos de diferentes áreas, la interdisciplinariedad implica un proceso metodológico que requiere de educadores e investigadores una postura dinámica, dialógica, participativa, colaborativa, reflexiva y fundamentada teóricamente, este artículo problematiza cómo la Geografía y las Matemáticas se articulan en enfoques en los ámbitos académico-científico y pedagógico. Por lo tanto, el texto incluye investigaciones bibliográficas y documentales, con el fin de brindar: 1) revisión bibliográfica de los principales teóricos y nuevos estudios que cubren el campo interdisciplinario de la Enseñanza de la Geografía y la Matemática y las especificidades del Espacio Geográfico, la Geografía Crítica y la Educación Matemática Crítica; 2) levantamiento bibliográfico con vistas a mapear trabajos provenientes de cursos de posgrado stricto sensu en Brasil que abordan este tema; 3) análisis documental basado en esta discusión en la Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De esta manera, se afirma que, en lo que respecta a las producciones académico-científicas, la interdisciplinariedad, aunque no mencionada léxicamente, se hace evidente como un presupuesto de las obras mapeadas. En relación al ámbito pedagógico, ante el escenario de políticas públicas educativas de corte neoliberal, se destaca la relevancia de la autonomía, la libertad y la praxis docente para el desarrollo de proyectos interdisciplinarios que contemplen la lectura y transformación del mundo a través de aspectos críticos y sensibles de Geografía y Matemáticas.
Palabras clave
Educación Básica; Interdisciplinariedad; Investigación científica; Políticas públicas educativas; Praxis.
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