A compreensão do conhecimento social de lugar

contribuições da metodologia ativa sob enfoque piagetiano

Autores

  • Guilherme Aparecido de Godoi Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-0708-9920
  • Francismara Neves Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1158

Palavras-chave:

Lugar, Conhecimento social, Ensino de Geografia, Metodologia ativa, Teoria piagetiana

Resumo

No contexto educacional, o lugar é um conteúdo da Geografia Escolar, assim como uma escala de análise para se conduzir o processo de ensino dos saberes geográficos. Contudo, simplesmente trabalhar os conceitos na escala local, não garante por si só que os saberes sejam construídos e que a compreensão de lugar seja alcançada. Assim sendo, o presente artigo objetivou verificar se uma proposta pedagógica, pautada nos princípios da metodologia ativa sob enfoque piagetiano, com uso de fotografias e discussões coletivas acerca do espaço vivido, favorece a elaboração do conhecimento de lugar. Para tanto, adotou-se a Epistemologia Genética de Jean Piaget sobre a construção do conhecimento e em especial seu estudo sobre a construção do espaço. Participaram 8 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Londrina. O método clínico crítico piagetiano fundamentou a coleta dos dados, desenvolvida por meio de uma sequência didática que teve como tema o conceito de lugar e envolveu atividades com fotografias, discussão em grupo e produção de texto. Os resultados indicaram que a metodologia ativa foi uma proposta rica e integradora, que permitiu a retirada de ênfase do conteúdo escolar para a forma de estruturação e leitura do espaço, permitindo o desenvolvimento e compreensão das noções de modo a integrar tais saberes.

Palavras-chave

Lugar, Conhecimento social, Ensino de Geografia, Metodologia ativa, Teoria piagetiana.

 

Understanding the social knowledge of place: contributions from the active methodology under a piagetian focus

Abstract

In the educational context, place is a content of School Geography, as well as an analysis scale to conduct the process of teaching geographic knowledge. However, simply working the concepts at the local scale does not in itself guarantee that knowledge is built and that an understanding of place is achieved. Therefore, this article aimed to verify whether a pedagogical proposal, based on the principles of active methodology under a Piagetian approach, using photographs and collective discussions about the lived space, favors the development of knowledge of place. Therefore, Jean Piaget's Genetic Epistemology was adopted on the construction of knowledge and in particular his study on the construction of space. Eight students from the 6th year of Elementary School II from a public school in the city of Londrina participated. The Piagetian critical clinical method was the basis for data collect, developed through a didactic sequence whose theme was the concept of place and involved activities with photographs, group discussion and text production. The results indicated that the active methodology was a rich and integrative proposal, which allowed the removal of emphasis from school content to the way of structuring and reading the space, allowing the development and understanding of notions in order to integrate such knowledge.

Keywords

Place, Social knowledge, Teaching Geography, Active methodology, Piagetian theory.

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

Godoi, G. A. de, & Oliveira, F. N. (2023). A compreensão do conhecimento social de lugar: contribuições da metodologia ativa sob enfoque piagetiano. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1158

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