Implantação da BNCC no Ensino Fundamental de Geografia:
desafios e perspectivas na percepção dos gestores e professores da Rede Estadual em Aquidauana/MS
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1095Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Currículo referência, Interdisciplinaridade, Pandemia, Base NacionalResumo
Desde a Constituição Federal de 1988, reforçada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em 1996, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já era mencionada para ser implantada no Brasil, cuja versão final foi homologada em 2017. Neste contexto, o presente estudo trata da análise da implementação da BNCC e do Currículo Referência de Mato Grosso Sul nos anos finais do Ensino Fundamental, na área de Geografia, a partir da percepção dos professores e gestores das escolas estaduais de Aquidauana/MS. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário disponibilizado de forma on-line aos professores e gestores escolares. Como resultados, pode-se destacar a cansativa rotina dos profissionais, o pouco tempo para o estudo da BNCC e do Currículo. Outro problema identificado foi o aparecimento e a expansão da pandemia da Covid-19 que acabou interferindo no processo de ensino-aprendizagem e na rotina escolar, devido às dificuldades de acesso ou falta de recurso para a realização das atividades no ensino remoto emergencial. Assim, infere-se que a aplicação das propostas trazidas pela BNCC e do novo Currículo levarão tempo e trabalho árduo por toda a equipe escolar e necessitarão de um suporte estrutural e humano para que se alcancem as metas pretendidas.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Currículo referência, Interdisciplinaridade, Pandemia, Base Nacional.
Implementation of BNCC (Common Nacional Curriculum Base) in the elementary school: challenges and perspectives from the perception on teachers and directors of the public schools’ State System in Aquidauana/Brazil
Abstract
Since the Federal Constitution of 1988, reinforced by the Law of Guidelines and Basis (LDB, in portuguese) in 1996, the Common National Curriculum Base (BNCC) was already mentioned to be implemented in Brazil and was approved in 2017. In this connection, this study deals with the analysis of the implementation of the BNCC and the Reference Curriculum of Mato Grosso Sul in the final years of elementary school, in the area of Geography, from the perception of teachers and Principals of Public State schools in Aquidauana/MS. Therefore, it was carried out a bibliographical research and application of a questionnaire, which was made available online to teachers and school managers. As a result, it is worth to highlight the tiring routine of professionals, the short time for studying the BNCC and the Curriculum. Another problem identified was the appearance and expansion of the Covid-19 pandemic, which ended up interfering in the teaching-learning process and in the school routine, because of the difficulties in accessing or lack of resources to carry out activities in emergency remote education. Accordingly, it is inferred that the application of the proposals brought by the BNCC and the new Curriculum will take time and hard work by the entire school team and will need structural and human support to reach the intended goals.
Keywords
Geography Teaching, Reference Curriculum, Interdisciplinarity, Pandemic, National Base.
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