MapBiomas na escola

produção de maquetes interativas e aplicabilidade de geotecnologias no ensino de Geografia do CEF Polivalente e do CEF 28 Ceilândia no DF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1360

Palavras-chave:

Geotecnologias, MapBiomas, Maquetes, Recurso didático

Resumo

A produção de maquetes no ensino de Geografia permite ampliar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental de forma lúdica e prazerosa. Essa estratégia pedagógica, que associa teoria e prática, poderá proporcionar a identificação e elaboração de representações da paisagem, dos lugares e dos biomas brasileiros. Este trabalho foi feito na expectativa de analisar a elaboração de recursos didáticos a partir da produção de maquetes interativas dos biomas brasileiros produzidas por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental dos Centros de Ensino Fundamental (CEF) Polivalente e do CEF 28 da rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia e os eixos integradores do Currículo em Movimento do Distrito Federal; oficina de maquetes nos CEFs; avaliação das ações a partir de relatos de docentes das escolas, de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília (UnB) e de estudantes das turmas envolvidas na pesquisa. Na confecção das maquetes interativas, utiliza-se recursos didáticos diferentes dos habitualmente usados nas aulas de Geografia. Por meio das geotecnologias foi possível acessar conteúdos de forma interativa, dinâmica e sistêmica, capazes de potencializar a formação do conhecimento geográfico. Neste artigo são apresentados os registros da sequência da estratégia pedagógica da confecção das maquetes interativas que auxiliaram na compreensão dos recursos didáticos produzidos pelos alunos. 

Palavras-chave

Geotecnologias; MapBiomas; Maquetes; Recurso didático.

 

MapBiomas at school: production of interactive models and applicability of geotechnologies in the teaching of Geography at CEF Polivalente and CEF 28 Ceilândia in the Federal District

Abstract

The production of models in Geography education allows for the expansion of learning among elementary students in a playful and enjoyable manner. This pedagogical strategy, which combines theory and practice, can enable the identification and development of representations of the Brazilian landscape, places, and biomes. This work was undertaken with the aim of analyzing the development of teaching resources through the production of interactive models of Brazilian biomes by 7th-grade students from the Centers for Elementary Education (CEF) Polivalente and CEF 28 in the public school system of the Federal District. The research was conducted through a literature review of the competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) for Geography and the integrating axes of the Curriculum in Movement of the Federal District; model-making workshops in the CEFs; evaluation of the actions based on reports from school teachers, academics from the Geography Teaching Degree program at the University of Brasília (UnB), and students from the classes involved in the research. The creation of interactive models employed teaching resources different from those usually used in Geography classes. Through geotechnologies, it was possible to access content interactively, dynamically, and systematically, capable of enhancing the formation of geographical knowledge. This article presents the records of the sequence of the pedagogical strategy involved in creating interactive models that will aid in understanding the teaching resources produced by the students.

Keywords

Geotechnologies; MapBiomas; Models; Teaching resource.

MapBiomas en la escuela: producción de maquetas interactivas y aplicabilidad de geotecnologías en la enseñanza de Geografía en el CEF Polivalente y el CEF 28 Ceilândia en el Distrito Federal

Resumen

La producción de maquetas en la enseñanza de Geografía permite la expansión del aprendizaje entre los estudiantes de educación básica de una manera lúdica y amena. Esta estrategia pedagógica, que combina teoría y práctica, puede permitir la identificación y desarrollo de representaciones del paisaje, los lugares y los biomas de Brasil. Este trabajo se realizó con el objetivo de analizar el desarrollo de recursos didácticos a través de la producción de maquetas interactivas de biomas brasileños por parte de estudiantes de 7º grado de los Centros de Educación Fundamental (CEF) Polivalente y CEF 28 del sistema público de enseñanza del Distrito Federal. La investigación se llevó a cabo mediante una revisión de la literatura sobre las competencias previstas en la Base Nacional Común Curricular (BNCC) para Geografía y los ejes integradores del Currículo en Movimiento del Distrito Federal; talleres de construcción de maquetas en los CEF; evaluación de las acciones con base en informes de profesores de las escuelas, académicos del programa de Licenciatura en Enseñanza de Geografía de la Universidad de Brasilia (UnB), y estudiantes de las clases involucradas en la investigación. La creación de maquetas interactivas empleó recursos didácticos diferentes de los habitualmente utilizados en las clases de Geografía. A través de las geotecnologías, fue posible acceder a contenidos de manera interactiva, dinámica y sistemática, capaces de potenciar la formación del conocimiento geográfico. Este artículo presenta los registros de la secuencia de la estrategia pedagógica implicada en la creación de maquetas interactivas que ayudarán a comprender los recursos didácticos producidos por los estudiantes.

Palabras clave

Geotecnologías; MapBiomas; Maquetas; Recurso didáctico.

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Biografia do Autor

João Batista Alves de Souza, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Dourados. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação de Jovens e Adultos (EJA-PROEJA) e Educação a Distância (EaD). Ganhador do Prêmio Capes de melhor Tese em Geografia - Edição 2022. Realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília - UnB.

Fernando Luiz Araújo Sobrinho , Universidade de Brasília

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Professor Associado 3 da Universidade de Brasília atuando nos cursos de bacharelado, licenciatura presencial e ensino à distância da Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós Graduação em Geografia da UnB. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Humana, Formação de Professores, Ensino de Geografia, Turismo, Rede Urbana, Planejamento Urbano e Regional e Geografia Urbana .

Maria do Socorro Ferreira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

É Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Foi Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) entre 2013 e 2020 e da Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFS) entre 2016 e 2022. Esteve em Exercício Provisório na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entre 08/2017 até 03/2021. Atualmente está em Exercício Provisório na Universidade de Brasília. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UnB (POSGEA/UnB) e do PROFCIAMB-UnB. Possui Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Geografia. Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFS - outubro/ 2015 a abril/2017). Coordenou o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras em Sergipe (Convênio PETROBRAS/FAPESE/UFS 2016-2017). Foi coordenadora de área do PIBID/Geografia da Universidade Federal de Sergipe. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA/UFS) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq/UFS). Tem experiência na área de Geografia e das Ciências Ambientais, atuando nos seguintes temas: Ensino de Geografia; Ensino em Ciências Ambientais; Metodologias Ativas; Práticas Pedagógicas Ativas; Formação de Professores; Coleta Seletiva; Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos; Comunidades Tradicionais; Gestão de Unidades de Conservação; Educação Ambiental crítica; Planejamento e Gestão Ambiental. Possui livros, capítulos de livros e artigos científicos nas áreas de atuação.

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Publicado

01/10/2024

Como Citar

Souza, J. B. A. de, Araújo Sobrinho , F. L., & Silva, M. do S. F. da. (2024). MapBiomas na escola: produção de maquetes interativas e aplicabilidade de geotecnologias no ensino de Geografia do CEF Polivalente e do CEF 28 Ceilândia no DF. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1360

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