Estado do conhecimento sobre o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do Ensino Fundamental

uma análise a partir de eventos acadêmicos (2009-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1326

Palavras-chave:

Anos iniciais da escolarização , Estado do conhecimento, Ensino de Geografia e História

Resumo

O texto refere-se a uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre a Geografia e a História nos anos iniciais do ensino fundamental, com base em um levantamento dos trabalhos publicados em anais de eventos científicos nacionais e de referência no recorte de 2009 a 2019. Partiu-se do reconhecimento de que há uma carência de informações sistematizadas sobre o que vem sendo produzido na área. Metodologicamente, foram utilizados os descritores séries iniciais, anos iniciais, ensino de História, ensino de Geografia, Estudos Sociais e ensino fundamental, identificando 171 trabalhos. Os dados foram organizados e analisados considerando a distribuição quantitativa por ano de ocorrência do evento, as instituições de vinculação dos autores, a localização geográfica dos estudos, os enfoques temáticos e os procedimentos de investigação ou estratégias pedagógicas que pautaram suas produções. A base de dados mostra-se comprometida com práticas pedagógicas e políticas curriculares que incidem no cotidiano das escolas; não adere a uma lógica adaptativa do currículo; mostra uma preponderância das instituições públicas na produção do conhecimento e das regiões sudeste e sul como locais de desenvolvimento dos estudos, além de sugerir a influência de políticas educacionais nas escolhas pelos temas dos trabalhos e uma preocupação com as fragilidades da formação no interior do curso de Pedagogia.

Palavras-chave

Anos iniciais da escolarização, Estado do conhecimento, Ensino de Geografia e História.

 

State-of-the-knowledge study on Geography and History in the early years of Primary Education: an analysis from academic events (2009-2019)

Abstract

The text refers to a state-of-the-knowledge study on Geography and History in the early years of primary education, based on a survey of papers published in the annals of national scientific events and reference events from 2009 to 2019. It was based on the recognition that there is a lack of systematized information on what has been produced in the area. Methodologically, it was used the descriptors initial series, initial years, history teaching, geography teaching, social studies and primary education. It was identified 171 papers. The data was organized and analyzed taking into account the quantitative distribution by year of the event; the authors' institutions; the geographical location of the studies; the thematic approaches and the research procedures or pedagogical strategies that guided their productions. The database shows that it is committed to pedagogical practices and curricular policies that have an impact on everyday school life; it does not adhere to an adaptive logic of the curriculum; it shows a preponderance of public institutions in the production of knowledge and of the southeast and south regions as the places where the studies were carried out, as well as suggesting the influence of educational policies on the choice of themes and a concern about the weaknesses of training within the Pedagogy course.

STATE-OF-THE-KNOWLEDGE STUDY ON GEOGRAPHY AND HISTORY IN THE EARLY YEARS OF PRIMARY EDUCATION: an analysis from academic events (2009-2019)

abstract

The text refers to a state-of-the-knowledge study on Geography and History in the early years of primary education, based on a survey of papers published in the annals of national scientific events and reference events from 2009 to 2019. It was based on the recognition that there is a lack of systematized information on what has been produced in the area. Methodologically, it was used the descriptors initial series, initial years, history teaching, geography teaching, social studies and primary education. It was identified 171 papers. The data was organized and analyzed taking into account the quantitative distribution by year of the event; the authors' institutions; the geographical location of the studies; the thematic approaches and the research procedures or pedagogical strategies that guided their productions. The database shows that it is committed to pedagogical practices and curricular policies that have an impact on everyday school life; it does not adhere to an adaptive logic of the curriculum; it shows a preponderance of public institutions in the production of knowledge and of the southeast and south regions as the places where the studies were carried out, as well as suggesting the influence of educational policies on the choice of themes and a concern about the weaknesses of training within the Pedagogy course.

Keywords

Early years of Education, State of knowledge, Teaching Geography and History.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABUD, Katia Maria. O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz. Antíteses. Londrina, v. 5, n. 10, p. 555-565, jul./dez. 2012.

ALMEIDA, Maria Mannuela Santos de; SILVA, Josaniel Vieira da. Uma década da lei n. 11.645/08: considerações acerca da inclusão da temática indígena nos anos iniciais do ensino fundamental – um estudo no município de Caruaru/PE. In: 19º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2018, Salvador. Anais... Salvador, 2018. p. 1-6. Disponível em: http://www.xixendipe.ufba.br/. Acesso em: 22 março 2021.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. O tempo histórico no ensino fundamental. In: HICKMANN, Roseli Inês (org.). Estudos Sociais: outros saberes, outros sabores. Porto Alegre: Mediação, 2002, p. 21-34.

BORBA, Odiones de Fátima; RABELO, Kamila Santos de Paula; OLIVEIRA, Carla Adriana Ataíde, [et al]. In: Anais XIII Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Belo Horizonte, 2017. p. 1453-1467.

CAINELLI, Marlene; TUMA, Magda Madalena; OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. “Se fosse para o futuro teria que ir e não voltar...”: deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Anais XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009. p. 1-9. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548772192_03f5d7ad4d4ed9afe4356462bd83c8a8.pdf. Acesso em: 25 março 2021.

CALLAI, Helena Copetti; CALLAI, Jaeme Luiz. Grupo, espaço e tempo nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos [et al]. (orgs.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade/AGB-Seção POA, 1999, p. 65-74.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005

CARNIEL, Francislaine Soledade. O lugar da História nos anos iniciais da base nacional comum curricular. In: Anais XXX Simpósio Nacional de História. Recife, 2019. p. 1-11. Disponível em: https://www.snh2019.anpuh.org/site/anais#F. Acesso em: 10 maio 2021.

CARVALHO, André Luiz Silva; MAIA, Diego Corrêa. Noções sobre regiões nos anos iniciais: reflexões sobre a prática docente. In: Anais... 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Campinas, 2019. p. 1-10.

CASTELAR, Sônia Maria Vanzella. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, Boa Vista, Edição especial, p. 160-178, 2017.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000, p. 11-82.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean [et al]. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2019, p. 295-316.

COELHO, Paula Cristiane Andrade. Considerações sobre a cidadania e participação: alguns pressupostos para a ação política das crianças na gestão do espaço escolar. In: Anais 35ª Reunião Anual da ANPED. Porto de Galinhas, 2012. p. 1-6. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/trabalhos. Acesso em: 25 abril 2021.

DEIRÓ, Maria de Lourdes Chagas. As belas mentiras: as ideologias subjacentes aos textos didáticos. São Paulo: Morais, 2002.

DURHAM, Eunice Ribeiro. As universidades públicas e a pesquisa no Brasil. Série Documentos de Trabalho do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo, 1998. Disponível em: https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/dt9809.pdf .Acesso em: 20 junho 2023.

FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no livro didático. São Paulo: Cortez, 1994.

FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes locais: uma reflexão sobre saberes e práticas de ensino de História. Revista da Associação Brasileira de História Oral, v. 9, n. 1, p. 125-141, jan./jun., 2006.

FÁVARO, Fernanda Ferragut. Práticas de leitura do livro didático de História nas séries iniciais: múltiplas leituras e produções de conhecimentos escolares. In: Anais 16º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, 2012. p. 459-471 Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/10WTO1sIrOyokAVQTRCiuF_6K2hz1LCrb. Acesso em: 20 março 2021.

FRANCO, Alexia Pádua. Prescrições curriculares oficiais e livros didáticos de História para séries iniciais do ensino fundamental: entre mudanças e permanências. In: Anais XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009. p. 1-11. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548772190_336d9f90faaac47585ca16c6e7cf8de4.pdf. Acesso em: 18 março 2022.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia crítica: a radicalidade da dialética dominação-resistência. In: CRUZ, Gisele Barreto da [et al]. (orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: Faperj; CNPQ, Capes; ENDIPE, 2020, p. 425-439. Disponível em: https://www.andipe.com.br/_files/ugd/fd8b07_352446e9eb1645a5bdc0ad245993795e.pdf. Acesso em: 20 junho 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GODOY, Adriana Cristina de; LASTÓRIA, Andrea Coelho. Produção de conteúdo visual no ensino de História e Geografia local. In: Anais 16º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, 2012. p. 3345-3354 (livro 3). Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/10WTO1sIrOyokAVQTRCiuF_6K2hz1LCrb. Acesso em: 10 maio 2022.

GUIMARÃES, Iara. Textos jornalísticos produzidos para o público infantil escolar. In: Anais XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Goiânia, 2011. p. 1-12.

HERKERT NETTO, Andreia. A educação patrimonial e os instrumentos multimídia: uma experiência no centro histórico de Santa Maria-RS. In: Anais IX ENANPEGE. Goiânia, 2011. p. 1-8.

HICKMANN, Roseli Inês. Ciências sociais no contexto escolar: para além do espaço e do tempo. In: HICKMANN, Roseli Inês (org.). Estudos Sociais: outros saberes, outros sabores. Porto Alegre: Mediação, 2002, p. 9-20.

JACQUES, Alice Rigoni. Eu vi o ovo, Vivi vê a uva: escritas em cadernos escolares do 1º ano do ensino primário (1952). In: Anais XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, 2015. p. 1-15. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548945030_38a698925c0cce765df59ec47c0942c7.pdf. Acesso em: 20 março 2022.

KUHN, Martin; CALLAI, Helena Copetti; TOSO, Cláudia Eliane Ilgenfritz. Pressupostos epistemológicos dos círculos concêntricos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.2, p. 472-491, 2019. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 20 novembro 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, 2010.

MAGALHÃES, Leandro Henrique. Educação patrimonial e memória coletiva: a percepção de alunos de ensino fundamental acerca do patrimônio cultural e local. In: Anais XXVI Simpósio Nacional de História/ANPUH. São Paulo, 2011. p. 1-13. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/site/anaiscomplementares#L. Acesso em: 05 março 2021.

MAIA, Diego Corrêa. Práticas formativas e diferentes estratégias para o ensino de Geografia nos anos iniciais. In: Anais 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Campinas, 2019. p. 1-15.

MEDEIROS, Andréa Borges de. Certidões de nascimento em foco: os bastidores de uma prática de leitura com crianças. In: Anais 37ª Reunião Nacional da ANPED. Florianópolis, 2015. p. 1-14 Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT13-4604.pdf. Acesso em: 10 abril 2022.

MOREIRA, Carolina Magalhães; PEREIRA, Brenda Cardoso; BARBOSA, Marina Sanches. In: Anais 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Campinas, 2019. p. 1-14.

NADAI, Elza. Estudos Sociais no primeiro grau. Em Aberto, Brasília, ano 7, n. 37, jan./mar. 1988. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.7i37.1694. Acesso em: 10 maio 2022.

NASCIMENTO, Carlos Eduardo Gomes. Pensar o passado, narrar a História: a didática na cultura afro-brasileira e a formação do pedagogo. In: Anais 19º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Salvador, 2018. p. 1-6. Disponível em: https://www.andipe.com.br/eventos-anteriores. Acesso em 12 março 2022.

PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Currículo postulado e currículo vivido: a Geografia escolar nas séries iniciais. In: Anais X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Campinas, 2013. p. 10121-10131. Disponível em: https://www.anpege.ggf.br/enanpege.php. Acesso em abril de 2021.

Perinelli NETO, Humberto. Práticas de ensino de História e de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: a propósito da abordagem do local e da formação do professor. In: Anais 16º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, 2012. p. 5664-5676 (livro 3). Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/10WTO1sIrOyokAVQTRCiuF_6K2hz1LCrb. Acesso em: 10 maio 2022.

PIMENTA, Selma Garrido [et al]. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701152815. Acesso em: 11 junho 2022.

RAMOS, Francisco Adoniran Braga. Formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental na escola municipal Gerardo Milton de Sá. In: Anais 30º Simpósio Nacional de História. Recife, 2019. p.1-21. Disponível em: https://www.snh2019.anpuh.org/site/anais#F. Acesso em: 20 janeiro 2022

REIS, Laura; MIRANDA, Sérgio Luiz. A cartografia no currículo proposto para a Geografia escolar e sua ausência na formação de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental. In: Anais10º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Porto Alegre, 2009. p. 1-17.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez, 2006.

ROSINSKI, Gabrielle Luana; MICHIELIN, Carolina Araújo. A ilha em que eu habito: uma leitura de mundo nos anos iniciais a partir de um olhar sob a cidade de Florianópolis/SC. In: Anais 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Campinas, 2019. p. 1-10.

SALASAR, Shakira Porciúncula; SILVA, Rebeca Nunes; SPIRONELLO Rosangela Lurdes. Os mapas mentais como linguagem e representação do espaço escolar por alunos do 5º ano do ensino fundamental. In: Anais 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Campinas, 2019. p. 1-11.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica. Novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SILVA, Edineuza Oliveira. Da teoria à prática: o ensino das planícies de inundação nos anos iniciais. In: Anais 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Campinas, 2019. p. 1-10.

SILVA, Luan do Carmo. Potencialidades do livro didático de Geografia dos anos iniciais do ensino Fundamental para a construção do conhecimento crítico cidadão. In: Anais 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. João Pessoa, 2013. p. 1503-1514.

SILVESTRI, Monica. Sala de aula inventada: o que se (re)cria com as crianças. In: Anais 37ª Reunião Nacional da ANPED. Florianópolis, 2015. p. 1-16 Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT13-3828.pdf. Acesso em: 10 abril 2022.

SOUZA, Helânia Martins de; RAMOS, Ana Maria Pinto. O trabalho de campo na formação do pedagogo: uma experiência positiva como prática de ensino no curso de Pedagogia da UEMG – Barbacena – MG. In: Anais 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Campinas, 2019. p. 4460-4470.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.

STRAFORINI, Rafael. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, ano 18, v. 1, n. 18, p. 95-114, jan./jun., 2002.

STRAFORINI, Rafael. “Tão próximo e tão longe”: os limites e as possibilidades de pesquisar o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental por quem não atua nesse nível de escolaridade. In: Anais 11º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Goiânia, 2011. p. 1-8.

STRAFORINI, Rafael. Permanências e mudanças no currículo de Geografia dos anos iniciais ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, n. 11, p.160-184, jan./jun., 2016.

VARELA, Julia. O estatuto do saber pedagógico. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 87-96.

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Carlos, L. C. (2023). Estado do conhecimento sobre o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir de eventos acadêmicos (2009-2019). Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–30. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1326

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.