Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em Geografia

o “Projeto Nós Propomos!” como indutor de Educação para a cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1447

Palavras-chave:

Educação para a cidadania, Ensino de Geografia, Metodologias ativas, “Projeto Nós Propomos!”

Resumo

Este estudo parte do princípio de que as metodologias ativas, enquanto estratégia de ensino e aprendizagem, são capazes de favorecer a inserção da realidade que circunda o educando como conteúdo socialmente relevante nas práticas escolares. No horizonte aludido, o “Projeto Nós Propomos!”, metodologia de ensino e aprendizagem em Geografia, originada em 2011 em Portugal, emerge como proposta inovadora não somente por incorporar o educando no centro do processo educativo, mas por provocá-lo a raciocinar geograficamente com base nos problemas do contexto socioespacial onde se insere, contribuindo para a construção de uma Geografia que se faz crítica, reflexiva e interveniente. De abordagem qualitativa, esta investigação utiliza, em seus procedimentos, pesquisa bibliográfica e documental e tem como objetivo geral compreender as potencialidades do “Nós Propomos!” para desenvolver uma cidadania territorial.  O Projeto em questão tem se expandido por diversas partes do mundo e se tornado uma referência em educação geográfica, especialmente por dialogar com as demandas sociais das juventudes e dos lugares onde estão presentes.       

Palavras-chave

Educação para a cidadania; Ensino de Geografia; Metodologias ativas; “Projeto Nós Propomos!”.

 

Active methodologies for the Geography teaching: the “Projeto Nós Propomos!” as an inductor for a citizenship Education

Abstract

This study comes from the principle that the active methodologies, as a teaching and learning strategy, are capable of helping in the reality insertion that is around the student as a relevant social subject to the school practices. In the mentioned horizont, the “Projeto Nós Propomos!”, teaching and learning methodology for Geography, originated in 2011, in Portugal, emerges as a new proposal not only to incorporate the student in the center of the educational process, but also to make them think geographyly based on problems on the social-spatial context where they belong to, contributing to the construction of a geography that is critical, reflective and proposing. From a quality approach, this investigation uses bibliographical and documental research as a procedure and its general objective is to comprehend the potentiols of “Nós Propomos!” to develops a territorial citizenchip. The mentioned project has been expanded to several parts of the world and has been a reference on geography education, specially for refering to the youth social demands and the places where they belong to.   

Keywords

Education for Citizen; Geography teaching; Active methodologies; “Projeto Nós Propomos!”.

 

Metodologías activas de enseño y aprendizaje en Geografía:  el “Projeto Nós Propomos!” como inductor de la Eduacación para la ciudadania

Resumen

Ese estudio parte de princípio de que las metodologias activas, como estratégia de enseño y aprendizaje, son capazes de favorecer la inserción de la realidad que circunda el educando como contenido socialmente relevante en las prácticas escolares. En el horizonte aludido, el “Projeto Nós Propomos!”, metodologia de enseño y aprendizaje en Geografía originada en 2011 en Portugal, emerge como propuesta inovadora no somente por incorporar el educando en el centro de proceso educativo, pero por provocar a razonar geograficamente con base en los problemas de contexto socioespacial donde se insere, contribuindo para la construcción de una Geografía que se hace crítica, reflexiva y participativa. De abordaje cualitativa, esa investigación utiliza en sus procedimientos busqueda bibliográfica y documental y tiene como objetivo general comprender las potencialidades del “Nós Propomos!” para desarrollar una cidadania territorial. El Proyecto en cuestión se ha expandido por diversas partes del mundo y se ha tornado una referencia en educación geográfica, especialmente por dialogar con las demandas sociais de las juventudes y de los lugares donde están presentes. 

Palabras clave

Educación para la ciudadania; Enseño de Geografia; Metodologias activas; “Projeto Nós Propomos!”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção questões da nossa época; v.8).

ANDREIS, A. M.; CALLAI, H. C; NUNES, S. C. L. Entrevista com o Prof. Sérgio Claudino: A cidadania territorial - um conceito para aprender Geografia. Revista Signos Geográficos, [S. l.], v. 5, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/76450. Acesso em: 25 jan. 2024.

ARAÚJO, R. L. de. Ensino de Geografia: perspectiva histórico-curricular no Brasil republicano. 2012. 139f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/7603/1/2012-TESE-RLARAUJO.pdf. Acesso em: 8 set. 2023.

ARENDT, H. Origens do Totalitarismo. Trad. de Roberto Raposo. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

BAZOLLI, J. A. Projeto “nós propomos”: multiplicidade de atores e diversidade na educação cidadã. Revista Conexão, [S. l.], v. 13 n. 1, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/9335/5538. Acesso em: 14 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0007

BAZZOLI, J.A.; SILVA, M. V. C. E.; SOUSA, T.O. Extensão e participação social: Nós Propomos. In: Claudino, Sérgio; Souto, Xosé M.; Domenech, Maria Angeles Rodriguez; Bazzoli, João Aparecido; Lenilde, Raimundo; Gengnagel, Claudionei Lucimar; Mendes, Luís; Silva, Adilson Tadeu Basquerote. (org.). Geografia, Educação e Cidadania. 1. ed. Lisboa: ZOE/CEG/IGOT, 2019. p. 214-228.

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326. Acesso em: 9 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25

BOIKO, V. A. T.; ZAMBERLAN, M. A. T. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 51-58, jan./jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/f3FJJkXGVQL5JnsL7J5JP3C/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100007

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília, DF: MEC/ SEF, 1998. 156 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 28 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 mar. 2022.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%202014-2024.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 28 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 83-134.

CALLAI, H. C. A formação do profissional de Geografia: o professor. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

CALLAI, H. C. O livro didático no contexto dos processos de avaliação. OKARA: Geografia em debate, [S. l.], v.10, n. 2, p. 273-290, 2016.

CALLAI, H. C. Educação geográfica para a formação cidadã. Rev. geogr. Norte Gd., Santiago, n. 70, p. 9-30, set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022018000200009. Acesso em: 10 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-34022018000200009

CALLAI, H. C. Ciência Geográfica. Bauru, v. 24, n. 1, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_1/agb_xxiv_1_web/agb_xxiv_1-04.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 6, 1998, p. 9-27. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42874. Acesso em: 2 nov. 2023.

CARLOS, A. F. Uma leitura sobre a cidade. Cidades, [S. l.], v. 1, n. 1, 2004, p. 11-30. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/12527/8020. Acesso em: 26 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.36661/2448-1092.2004v1n1.12527

CARLOS, A. F. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 2007.

CARRANO, P. C. R. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis: Vozes, 2003.

CARVALHO FILHO, O. R. de. O Ensino de Geografia e o estudo do local: o Projeto Nós Propomos no Estado de São Paulo/Brasil. 2020. 187 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22072020-084056/pt-br.php. Acesso em: 13 out. 2023.

CARVALHO FILHO, O. R. de. Olhares docentes sobre a cidadania: considerações sobre os avanços e desafios do projeto Nós propomos no estado de São Paulo. Signos geográficos, [S. l.], v. 4, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/72572. Acesso em: 15 jan. 2024.

CARVALHO FILHO, O. R de; LASTÓRIA, A. C; CLAUDINO, S.; FERNANDES, A. de S. Olhares docentes sobre a cidadania: considerações sobre os avanços do projeto “Nós Propomos” no Estado de São Paulo. Revista Signos Geográficos, [S. l.], v. 4, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/72572. Acesso em: 13 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/signos.v4.72572

CARVALHO SOBRINHO, H. Educação Geográfica e Formação Cidadã: o Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal/Brasil. 2021. 213 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/42928. Acesso em: 13 nov. 2022.

CASTROGIOVANNI, A. C. (org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade /UFRGS/ Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (org.) Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

CAVALCANTI, L. S. A cidadania, o direito à cidade e a Geografia Escolar: elementos de geografia para estudo do espaço urbano. Revista Geousp, [S. l.], n. 5, p. 41-55. 2005.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana contemporânea. Campinas: Papirus, 2010.

CAVALCANTI, L. S. Estudar e ensinar as cidades latino-americanas: um desafio para o professor de Geografia. Ciência Geográfica, Bauru, v. 24, n. 1, jan./dez. 2020.

CLAUDINO, S. Escola, Educação geográfica e cidadania territorial. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, [S. l.], v. 9, n. 494, p.1-10, 2014.

CLAUDINO, S. Construir uma escola cidadã por meio do projeto Nós Propomos!: um desafio no espaço iberoamericano. Sobretudo, [S. l.], v. 2, p. 33-52, 2019. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/3881. Acesso em: 6 mar. 2024.

CLAUDINO, S.; COSCURÃO, R. Educação geográfica e cidadania: o Projeto Nós Propomos em Portugal. Giramundo, Rio de janeiro, v. 6, n.11, p.7-16, jan./jun. 2019. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/46264/1/2738-6501-1-PB.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v6i11.2738

CORRÊA, R. L. Espaço: Um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

FAZENDA, I. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FRANCISCHETT, M. N. O conhecimento geográfico e a formação pelo ensino escolar. Signos Geográficos, [S. l.], v. 2, p. 01-16, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, Moacir. A escola na cidade que educa. Cadernos Cenpec. Nova série, [S. l.], v. 1, n. 1, may 2006. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/160/189. Acesso em: 17 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.160

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 20–29, 1995. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38200. Acesso em: 26 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

GUARÁ, I. M. F. R. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. Em aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 65-81, abr. 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/22827-censo-demografico-2022.html. Acesso em: 4 ago. 2022.

JACOBI, P. A cidade e os cidadãos. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo, v. 2, n. 4, p. 22-26, 1986. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/n4c8N3vHX8QLRyvYK75fC7P/?format=html. Acesso em: 21 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451986000100004

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KAERCHER, N. A. A Geografia é nosso dia a dia. Boletim Gaúcho de Geografia, [S. l.] v. 21, p. 109-116, ago. 1996. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38639/. Acesso em: 15 jul. 2023.

LEFEBVRE, H. Le droit à la ville (1968). Paris: Anthropos, 1972.

LEITE, C. M. C. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de geografia do Ensino Fundamental. 2012. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

LEITE, C. M. C. Ensinar e aprender Geografia por meio do Projeto Nós Propomos: a experiência do Distrito Federal. In: CLAUDINO, S; SOUTO, X. M; ARAÚJO, R. L.; DOMENECH, M. A. R.; BAZZOLI, J.; GENGNAGEL, C. L.; MENDES, L.; BASQUEROTE SILVA, A. T.; (org.). Geografia, Educação e Cidadania. 1. ed. Lisboa: ZOE/Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidad, 2019, v. 1, p. 42-57.

LIBÂNEO, J.C. Apontamentos sobre pedagogia crítico-social e socioconstrutivismo. Goiânia, s. n., 1995. mimeo.

MARICATO, E. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos Avançados, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 151-166, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/LJf4kyjgfBw9PyLxBxbNRbf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000200013

MARICATO, E. Minha casa minha vida piorou cidades e alimentou especulação imobiliária, diz ex-secretária do governo Lula. [S. l.]: BBC, 2018. Contido em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44205520. Acesso em: 16 maio 2024.

MENEZES, V. S.; KAERCHER, N, A. Geografia e educação: uma discussão epistemológica. Geosul, Florianópolis, v. 32, n. 65, p. 144-158, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2017v32n65p144/35355. Acesso em: 22 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p144

OLIVEIRA, K. A. T. A cidadania territorial coloca o aluno onde a vida acontece no centro do debate. São Paulo: Itaú Social, 2023. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/noticias/a-cidadania-territorial-coloca-o-lugar-onde-a-vida-acontece-no-centro-do-debate/. Acesso em: 3 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Os objetivos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: ONU, 2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 3 mar. 2024.

PEREIRA, R. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. 6., 2012, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: s. n., 2012.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. Hucitec: São Paulo, 1997.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1998.

SCHÖN, D. Formar professores como Profissionais Reflexivos. In: Nóvoa, A. (org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995. p. 77-92.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 256 p.

SERPA, A. Políticas públicas e o papel da Geografia. Revista da ANPEGE, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 37-47, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6551. Acesso em: 8 set. 2023.

SILVA NETO, M da. Projeto Nós Propomos!: Educação Geográfica para a cidadania no contexto do Piauí/Brasil. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2023.

SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

STRAFORINI, R. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

STRAFORINI, R. A totalidade do mundo nas primeiras séries do Ensino Fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 18, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/203. Acesso em: 17 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2002.203

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

TEIXEIRA, L. E. S. A extensão universitária como estímulo à gestão social: a experiência do “Nós Propomos”. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2020.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

28/05/2025

Como Citar

Basílio, E. F., Araújo, R. L. de, & Oliveira, A. M. de. (2025). Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em Geografia: o “Projeto Nós Propomos!” como indutor de Educação para a cidadania. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1447