Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em Geografia
o “Projeto Nós Propomos!” como indutor de Educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1447Palavras-chave:
Educação para a cidadania, Ensino de Geografia, Metodologias ativas, “Projeto Nós Propomos!”Resumo
Este estudo parte do princípio de que as metodologias ativas, enquanto estratégia de ensino e aprendizagem, são capazes de favorecer a inserção da realidade que circunda o educando como conteúdo socialmente relevante nas práticas escolares. No horizonte aludido, o “Projeto Nós Propomos!”, metodologia de ensino e aprendizagem em Geografia, originada em 2011 em Portugal, emerge como proposta inovadora não somente por incorporar o educando no centro do processo educativo, mas por provocá-lo a raciocinar geograficamente com base nos problemas do contexto socioespacial onde se insere, contribuindo para a construção de uma Geografia que se faz crítica, reflexiva e interveniente. De abordagem qualitativa, esta investigação utiliza, em seus procedimentos, pesquisa bibliográfica e documental e tem como objetivo geral compreender as potencialidades do “Nós Propomos!” para desenvolver uma cidadania territorial. O Projeto em questão tem se expandido por diversas partes do mundo e se tornado uma referência em educação geográfica, especialmente por dialogar com as demandas sociais das juventudes e dos lugares onde estão presentes.
Palavras-chave
Educação para a cidadania; Ensino de Geografia; Metodologias ativas; “Projeto Nós Propomos!”.
Active methodologies for the Geography teaching: the “Projeto Nós Propomos!” as an inductor for a citizenship Education
Abstract
This study comes from the principle that the active methodologies, as a teaching and learning strategy, are capable of helping in the reality insertion that is around the student as a relevant social subject to the school practices. In the mentioned horizont, the “Projeto Nós Propomos!”, teaching and learning methodology for Geography, originated in 2011, in Portugal, emerges as a new proposal not only to incorporate the student in the center of the educational process, but also to make them think geographyly based on problems on the social-spatial context where they belong to, contributing to the construction of a geography that is critical, reflective and proposing. From a quality approach, this investigation uses bibliographical and documental research as a procedure and its general objective is to comprehend the potentiols of “Nós Propomos!” to develops a territorial citizenchip. The mentioned project has been expanded to several parts of the world and has been a reference on geography education, specially for refering to the youth social demands and the places where they belong to.
Keywords
Education for Citizen; Geography teaching; Active methodologies; “Projeto Nós Propomos!”.
Metodologías activas de enseño y aprendizaje en Geografía: el “Projeto Nós Propomos!” como inductor de la Eduacación para la ciudadania
Resumen
Ese estudio parte de princípio de que las metodologias activas, como estratégia de enseño y aprendizaje, son capazes de favorecer la inserción de la realidad que circunda el educando como contenido socialmente relevante en las prácticas escolares. En el horizonte aludido, el “Projeto Nós Propomos!”, metodologia de enseño y aprendizaje en Geografía originada en 2011 en Portugal, emerge como propuesta inovadora no somente por incorporar el educando en el centro de proceso educativo, pero por provocar a razonar geograficamente con base en los problemas de contexto socioespacial donde se insere, contribuindo para la construcción de una Geografía que se hace crítica, reflexiva y participativa. De abordaje cualitativa, esa investigación utiliza en sus procedimientos busqueda bibliográfica y documental y tiene como objetivo general comprender las potencialidades del “Nós Propomos!” para desarrollar una cidadania territorial. El Proyecto en cuestión se ha expandido por diversas partes del mundo y se ha tornado una referencia en educación geográfica, especialmente por dialogar con las demandas sociais de las juventudes y de los lugares donde están presentes.
Palabras clave
Educación para la ciudadania; Enseño de Geografia; Metodologias activas; “Projeto Nós Propomos!”.
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