O ensino de Geografia e o conceito de identidade de gênero:
possibilidade de abordagem da temática em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1040Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Docentes, Identidade de GêneroResumo
O presente trabalho visa contribuir para o entendimento acerca dos conteúdos relacionados ao conceito de identidade de gênero e da importância da abordagem nas aulas de Geografia. Para isso, foi aplicado um questionário a 10 professores/as de Geografia que atuam no município de Londrina, com vistas a apreender suas concepções acerca do assunto e a maneira como contextualizam o conteúdo durante a ação docente, partindo da premissa de que identidade de gênero foi uns dos conceitos excluídos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico com obras que atentam para a temática da identidade de gênero e do ensino de Geografia, e, posteriormente à aplicação dos questionários, os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas, de modo a facilitar sua leitura. Por fim, a pesquisa pôde constatar que nove entre 10 dos/as profissionais que responderam às perguntas mostram interesse em abordar o conceito em sala de aula, mesmo que sofram alguns empecilhos por parte das escolas e dos/as estudantes.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Docentes, Identidade de Gênero
The teaching of Geography and the concept of gender identity: possibilities for approaching the theme in the classroom
Abstract
The present work contributes to the understanding about the contents related to the concept of gender identity and the importance of the approach in Geography classes. For this, a questionnaire was applied to 10 Geography teachers working at Londrina, aiming to apprehend their conceptions about the subject and the way they contextualize the content during the teaching action, based on the premise that gender identity was one of the concepts excluded from the Common National Curricular Base (BRASIL, 2018). For this, a bibliographic survey was conducted with works that focus on the theme of gender identity and the teaching of Geography, and, after the application of questionnaires, the data collected were organized in graphs and tables, in order to facilitate their reading. Finally, the research showed that nine out of 10 of the professionals who answered the questions are interested in approaching the concept in the classroom, even if they face some obstacles from schools and students.
Keywords
Geography Teaching, Teachers, Gender Identity
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