O ensino de Geografia e o conceito de identidade de gênero:

possibilidade de abordagem da temática em sala de aula

Autores

  • Giovana Silva Rocha Universidade Estadual de Londrina
  • Margarida de Cassia Campos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1040

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Docentes, Identidade de Gênero

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para o entendimento acerca dos conteúdos relacionados ao conceito de identidade de gênero e da importância da abordagem nas aulas de Geografia. Para isso, foi aplicado um questionário a 10 professores/as de Geografia que atuam no município de Londrina, com vistas a apreender suas concepções acerca do assunto e a maneira como contextualizam o conteúdo durante a ação docente, partindo da premissa de que identidade de gênero foi uns dos conceitos excluídos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico com obras que atentam para a temática da identidade de gênero e do ensino de Geografia, e, posteriormente à aplicação dos questionários, os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas, de modo a facilitar sua leitura. Por fim, a pesquisa pôde constatar que nove entre 10 dos/as profissionais que responderam às perguntas mostram interesse em abordar o conceito em sala de aula, mesmo que sofram alguns empecilhos por parte das escolas e dos/as estudantes.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Docentes, Identidade de Gênero

 

The teaching of Geography and the concept of gender identity: possibilities for approaching the theme in the classroom

Abstract

The present work contributes to the understanding about the contents related to the concept of gender identity and the importance of the approach in Geography classes. For this, a questionnaire was applied to 10 Geography teachers working at Londrina, aiming to apprehend their conceptions about the subject and the way they contextualize the content during the teaching action, based on the premise that gender identity was one of the concepts excluded from the Common National Curricular Base (BRASIL, 2018). For this, a bibliographic survey was conducted with works that focus on the theme of gender identity and the teaching of Geography, and, after the application of questionnaires, the data collected were organized in graphs and tables, in order to facilitate their reading. Finally, the research showed that nine out of 10 of the professionals who answered the questions are interested in approaching the concept in the classroom, even if they face some obstacles from schools and students.

Keywords

Geography Teaching, Teachers, Gender Identity

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Biografia do Autor

Giovana Silva Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Graduada  em Geografia e especialista em Ensino de Geografia da Universidade de Londrina 

Margarida de Cassia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Geografia (2000), Bacharelado (2002) e Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2004). E doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professora do curso de licenciatura em Geografia e do curso de Especialização de Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na Área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: modernização da agricultura, politicas públicas para o desenvolvimento agrícola e ensino de Geografia

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

Rocha, G. S., & Campos, M. de C. (2022). O ensino de Geografia e o conceito de identidade de gênero:: possibilidade de abordagem da temática em sala de aula. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–25. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1040

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