Intersecções de uma corrida orientada na (re)construção dos conhecimentos cartográficos
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1159Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cartografia, Corrida orientadaResumo
Este artigo buscou analisar a Corrida Orientada e suas intersecções didáticas para auxiliar na interpretação e compreensão da linguagem cartográfica dos estudantes da escola básica. Desviando de binarismos impostos à Cartografia Escolar, marcada por uma espacialidade cartesiana, que entende o mapa como “representação da realidade”, optamos por uma abordagem pós-estrutural, notadamente pós-representacional que procura situar as experiências de estudantes (mapeadores) do ensino médio de uma escola parceira do subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), como parte do processo de mapeamento, e o mapa como uma dimensão aberta, produto da compreensão e interpretação das experiências espaciais e sua interação semiótica, observados a partir dos acontecimentos forjados por negociações e intencionalidades espaciais diversas, expressos na dinâmica relacional de cada mapeador e seus pensamentos e imaginações espaciais.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Cartografia, Corrida orientada.
INTERSECTIONS OF AN ORIENTED RACE IN THE (RE)CONSTRUCTION OF CARTOGRAPHIC KNOWLEDGE
Abstract
This article sought to analyze the Oriented Run and its didactic intersections to help in the interpretation and understanding of the cartographic language of two elementary school students. Deviating from the imposed binarisms of School Cartography, marked by a Cartesian spatiality, which understands the map as "representation of reality", we opted for a post-structural approach, markedly post-representational, that seeks to situate the experiences of students (mappers) of middle school of a partner school of the Geography subproject of the Institutional Program of Teaching Initiation Exchanges (PIBID) of the State University of Feira de Santana (UEFS), as part of the mapping process, and the map as an open dimension, product of understanding and interpretation the spatial experiences and their semiotic interaction, observed from two events forged by negotiations and diverse spatial intentions, expressed in the relational dynamics of each mapper and their spatial thoughts and imaginations.
Keywords
Geography teaching, Cartography, Orienteering race.
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