Intersecções de uma corrida orientada na (re)construção dos conhecimentos cartográficos

Autores

  • Vitor Marques Universidade Federal da Bahia
  • Cléa Cardoso da Rocha Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marcelo Oliveira Faria Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1159

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cartografia, Corrida orientada

Resumo

Este artigo buscou analisar a Corrida Orientada e suas intersecções didáticas para auxiliar na interpretação e compreensão da linguagem cartográfica dos estudantes da escola básica. Desviando de binarismos impostos à Cartografia Escolar, marcada por uma espacialidade cartesiana, que entende o mapa como “representação da realidade”, optamos por uma abordagem pós-estrutural, notadamente pós-representacional que procura situar as experiências de estudantes (mapeadores) do ensino médio de uma escola parceira do subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)  da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), como parte do processo de mapeamento, e o mapa como uma dimensão aberta, produto da compreensão e interpretação das experiências espaciais e sua interação semiótica, observados a partir dos acontecimentos forjados por negociações e intencionalidades espaciais diversas, expressos na dinâmica relacional de cada mapeador e seus pensamentos e imaginações espaciais.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Cartografia, Corrida orientada.

 

INTERSECTIONS OF AN ORIENTED RACE IN THE (RE)CONSTRUCTION OF CARTOGRAPHIC KNOWLEDGE

Abstract

This article sought to analyze the Oriented Run and its didactic intersections to help in the interpretation and understanding of the cartographic language of two elementary school students. Deviating from the imposed binarisms of School Cartography, marked by a Cartesian spatiality, which understands the map as "representation of reality", we opted for a post-structural approach, markedly post-representational, that seeks to situate the experiences of students (mappers) of middle school of a partner school of the Geography subproject of the Institutional Program of Teaching Initiation Exchanges (PIBID) of the State University of Feira de Santana (UEFS), as part of the mapping process, and the map as an open dimension, product of understanding and interpretation the spatial experiences and their semiotic interaction, observed from two events forged by negotiations and diverse spatial intentions, expressed in the relational dynamics of each mapper and their spatial thoughts and imaginations.

Keywords

Geography teaching, Cartography, Orienteering race.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIRES, António; QUINTA-NOVA, Luis; SANTOS, Luis; PIRES, Natália; COSTA, Raquel; FERREIRA, Rui. Orientação - Desporto com pés e cabeça. 2. ed. Mafra: FOP, 2011.

BALL, Stephen John. Performatividade, privatização e o pós-Estado do bem-estar. Educação & Sociedade. v. 25, n. 89, pp. 1105-1126, set/dez, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3DXRWXsr9XZ4yGyLh4fcVqt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 de setembro de 2020.

CARROLL, Lewis. As aventuras de Alice no país das maravilhas e Através do espelho. Introdução e notas Martin Gardner. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

CBO (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO). Regras do desporto Orientação da Confederação Brasileira de Orientação. Santa Maria: CBO, 2000.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

DELEUZE, G. A ilha deserta e outros textos. Organização de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.2. 2.ed., São Paulo: Ed. 34, 2011.

DERRIDA, Jacques. A Farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2005.

DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FERRAZ, Cláudio Benito O. (Orgs.). Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações, p. 103- 117. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2013.

FORA da Ordem. Intérprete: Caetano Veloso. Compositor: Caetano Veloso. In: Circuladô. Rio de Janeiro: Philips Records, 1991. 1 CD, faixa 01.

GIRARDI, Gisele. Cartografia Geográfica: Entre O “Já-Estabelecido” E O “Não-Mais-Suficiente”. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, v. 30, p. 65-84, 2014.

GIRARDI, Gisele. Mapas alternativos e educação geográfica. PerCursos, v. 13, n. 2, p. 39-51, 2012.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: Edufba, 2012.

LOPES, Alice Casimiro; CUNHA, Erika; COSTA, Hugo Heleno. Da recontextualização à tradução: investigando políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, 2013, pp. 392-410. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: 18 de dezembro de 2020.

MASSEY, Doreen. Filosofia e política da espacialidade: algumas considerações. Revista GEOgraphia, Niterói, v. 6, n. 12, p. 7-23, 2004.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

O NOME da cidade. Intérprete: Maria Bethânia. Compositor: Caetano Veloso. In: A beira e o mar. Rio de Janeiro: Philips Records, 1984. 1 LP, faixa 07.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos: rumo a geografías menores. Pro-Posições, v. 20, n. 3, p. 17-28, 2009.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. A educação visual dos mapas. Revista Geográfica de America Central. v. 2, n. 47 E, p. 1-20, 2011.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de; GIRARDI, Gisele. Diferentes linguagens no ensino de geografia. In: XI Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Goiânia, 2011. Anais do XI ENPEG, Goiânia, 2011, v. 1, p. 1-9.

PAZ, P. I. Corrida de orientação: promovendo o desporto no Brasil. 2003. Monografia apresentada para bacharelado em Comunicação Social, Universidade Federal de Fluminense, 2003.

SEEMANN, Jorn. Subvertendo a cartografia escolar no Brasil. Geografares, n. 12, p. 138-174, 2012.

TRILHOS Urbanos. Intérprete: Caetano Veloso. Compositor: Caetano Veloso. In: Cinema Transcendental. Rio de Janeiro: Philips Records, 1979. 1 LP, faixa 07.

Downloads

Publicado

18/07/2022

Como Citar

Marques, V., Rocha, C. C. da, & Faria , M. O. (2022). Intersecções de uma corrida orientada na (re)construção dos conhecimentos cartográficos. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–21. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1159

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.