Análise das narrativas e experiências construídas sobre estágio curricular supervisionado nos anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG)

Autores

  • Renata Barrocas Universidade Metropolitana de Santos

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1135

Palavras-chave:

Formação docente, Licenciatura, Estágio supervisionado, Geografia, Ensino

Resumo

O principal objetivo deste artigo é considerar o estágio supervisionado na licenciatura de Geografia como um componente basilar da formação de professores/as. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico documental, tem como aporte as produções publicadas sobre estágio supervisionado no 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), ocorrido em 2019. A seleção desses trabalhos efetuou-se pela presença, no título, do descritor estágio supervisionado. Foram priorizadas, na leitura das publicações, quatro categorias de análise: os aspectos teórico-metodológicos que embasaram as pesquisas, os resultados alcançados, os focos de análise e as tendências que as produções examinadas parecem sugerir. Do total de 485 trabalhos partilhados nos Anais, foram identificadas dezoito publicações sobre estágio supervisionado, distribuídas por todas as regiões brasileiras. Segundo os dados quantitativos desta edição, apenas 3,71% discutiram estágio conforme o descritor escolhido, evidenciando a carência na produção e consequente avaliação sobre o assunto. A metodologia utilizada trouxe resultados que mostram pouca produção em atividades voltadas para inclusão e ensino de jovens e Adultos (EJA). Fica evidente a necessidade de desenvolvimento de pesquisas sobre as estratégias de estágio supervisionado nas universidades do país. 

Palavras-chave

Formação docente, Licenciatura, Estágio supervisionado, Geografia, Ensino.

 

Análisis de narrativas y experiencias elaboradas sobre las prácticas supervisadas en Geografía en el  Actas del 14º Encuentro Nacional de Práctica de Enseñanza de Geografía (ENPEG)

Resumen

El principal objetivo de este artículo es considerar las prácticas supervisadas en la licenciatura de Geografía como un componente básico de la formación de profesores/as. La investigación con enfoque cualitativo y carácter bibliográfico documental, tiene como aporte las producciones publicadas sobre las prácticas supervisadas en el 14º Encuentro Nacional de Práctica de Enseñanza de Geografía (ENPEG) llevado a cabo en 2019. La selección de estos trabajos se dio por la presencia, en el título, del descriptor de prácticas supervisadas. Se priorizaron en la lectura de las publicaciones cuatro categorías de análisis: los aspectos teórico-metodológicos que fundamentaron la investigación, los resultados alcanzados, los enfoques de análisis y las tendencias que las producciones examinadas parecen que sugieren. Del total de 485 trabajos distribuidos en los Anales fueron identificadas dieciocho publicaciones sobre prácticas supervisadas distribuidas por todas las regiones brasileñas. Según los datos cuantitativos de esta edición apenas el 3,71% discutieron prácticas conforme el descriptor escogido, destacando la falta de producción y consecuente evaluación del tema. La metodología trajo resultados que mostraron poca producción en actividades dirigidas a la inclusión y enseñanza de jóvenes y Adultos (EJA). Es evidente la necesidad de desarrollo de investigaciones sobre las estrategias de prácticas supervisadas en las universidades del país.

Palabras clave

Docente, Licenciatura, Prácticas supervisadas, Geografía, Enseñanza

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Rosangela Doin de. Imagens de uma escola: a produção de vídeo no estágio supervisionado. In: PONTUSCHKA, Nidia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. p. 267-274.

ANDRADE, Sarah. Práticas pedagógicas para incluir alunos com deficiência nas aulas de Geografia. In: NOGUEIRA, Ruth Emilia. Geografia e Inclusão Escolar: teoria e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2016. p. 128-152.

AUGUSTO, Renato Gadioli et al. A função social da universidade e a formação docente em geografia: o estágio supervisionado como extensão. In: 14 º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 4251-4260. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021.

CASTELLAR, Sonia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

COSTA, Helder Gomes.; PEREIRA, Carolina. Machado. Rocha. Busch. Educação geográfica e o estágio supervisionado na formação continuada de professores da educação básica. In: 14 º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 4349-4360 Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Pesquisa–intervenção, cartografia e estágio supervisionado na formação de professores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23 – n. 2, p. 269-290, Maio/Ago. 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/fractal/a/TBjM5h3cMcRq5xMH3rnWwjD/abstract/?lang=pt> Acesso em 28 de jul. 2022.

GUERRERO, Ana Lucia de Araújo. Contribuições da teoria da atividade para a formação continuada de professores de Geografia. In: CASTELLAR, Sonia (org.) Educação Geográfica: teoria e práticas. São Paulo: Contexto, p. 113-136.

GUIDONI, Luana; GROSSE, Letícia Koltum. Oficinas sobre movimentos da terra e fusos horários: relato de experiencia da prática de estágio em geografia com alunos da EJA. In: 14 º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 4057-4068. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021.

LEMOS, Thaís de Cássia. Uma análise sobre o projeto de educação integral integrado: uma vivência do estágio supervisionado. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 4201-4213. Disponível em:< https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021.

LÜDKE, Menga. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. 2009. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 95-108, ago./dez. 2009. Disponível em:< https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/7>. Acesso em 05 de dez. 2021.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; MICHIELIN, Carolina Araújo. Potencialidades do estágio curricular supervisionado em geografia no percurso de formação inicial. 2020. Signos Geográficos, Goiânia, v.3, pp. 1-18, 2021

MOURA, Ana Paula Abreu. Construção da identidade do docente na Educação de Jovens e Adultos: contribuições da prática de ensino e da extensão universitária. In: SERRA, Enio; MOURA, Ana Paula Abreu. Educação de Jovens e Adultos em debate. Jundiaí: Paco, 2017. p. 119-142.

NOGUEIRA, Ruth Emilia. Geografia e Inclusão Escolar: teoria e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2016. p. 6-12.

OLIVEIRA, Susana Ribeiro Lima; SANTOS, Luline Silva Carvalho. Dimensões da Docência em Geografia: o estágio supervisionado, os sujeitos e o registro. In: In: VALLERIUS, Daniel Mallmann; Mota, Hugo Gabriel; Santos, Leovan Alves dos. O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia. Paco e Littera. Edição do Kindle. 2019. p. 97-123.

Pimenta, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2004

PINTO, Igor Cauê Vieira de Oliveira; MINE, Rafaela de Oliveira. POR UMA GEOGRAFIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: MAPEANDO A DISTRIBUIÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNICAMP DE 2018. In: 14 º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 4409-4420. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021.

PONTUSCHKA, Nidia Nacib; OLIVEIRA, C D M. Repensando e refazendo uma pratica de estagio no ensino de geografia. In: Geografia e Ensino: Textos Criticos, 1989. p. 117-134.

QUEIROZ, Edson de Souza; SINDEAUX, Nelson Gabriel da Silva. Experiências de práticas educacionais em estágio supervisionado: a aplicação do projeto intitulado “oficina geográfica: definindo conceitos” na Escola Estadual Visconde de Souza Franco, Belém-PA. In: 14 º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 3417-3428. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021.

SILVA, Wagner Rodrigues; DINIZ, Alline Lais Schoen. Estágio supervisionado obrigatório das licenciaturas como contexto de pesquisa da linguística aplicada. 2014. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n(53.2): 333-355, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tla/a/4KsfV5HBt4QzcBdqBmQr76f/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 29 de ago. 2021.

SILVEIRA, Ricardo Michael Pinheiro. Cartografia Temática. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019.

SOARES, Felipe Júlio. A construção de identidades culturais no estágio curricular supervisionado em geografia I. In: 14 º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 659-669. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021.

SOARES, Maria Michele da Costa; SOARES, Felipe Júlio. Estágio curricular supervisionado em geografia no instituto cearense de educação de surdos. In: 14 º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 4021-4031. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021

SOUZA, Davi Gandolphi. Caminhos de ensinantes e aprendentes do estágio curricular em geografia na (re)construção da identidade docente. In: 14 º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas. 14. 2019. Campinas. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Campinas, 2019. p. 139-153. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index>. Acesso em 05 de dez. 2021

STEFENON, Daniel Luiz; BEDNARZ, João Anésio. O estágio supervisionado no curso de Geografia da Unicentro, Irati/PR: em busca de pedagogias e currículos poderosos. In: VALLERIUS, Daniel Mallmann; Mota, Hugo Gabriel; Santos, Leovan Alves dos. O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia. Paco e Littera. Edição do Kindle.2019. p. 161-178.

STRAFORINI, Rafael; CANTO, Tânia Seneme do; AMORIM, Raul Reis (orgs). Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: políticas, linguagens e trajetórias. Campinas,SP : UNICAMP/IG, 2019. 4564 p. Disponível em:< https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/index> Acesso em 15 de dez. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VALLERIUS, Daniel Mallmann. O estágio supervisionado de professores de Geografia: notas importantes e (des)pretensiosas para o seu revelar. In: VALLERIUS, Daniel Mallmann; Mota, Hugo Gabriel; Santos, Leovan Alves dos. O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia. Paco e Littera. Edição do Kindle.2019. p. 20-37.

VENTURA, Jaqueline. As relações entre os sentidos do trabalho e a educação de jovens e adultos trabalhadores. In: SERRA, Enio; MOURA, Ana Paula Abreu. Educação de Jovens e Adultos em debate. Jundiaí: Paco, 2017. p. 143-164.

VIANA, Sandra da Silva. Integração curricular: efeitos nas relações e práticas na Educação de Jovens e Adultos. 2017. 198 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) Centro de Educação e Humanidades: Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; ALVARENGA, Elda; LOBOS, Juliana Paoliello Sánchez. A formação de professores/as e o estágio supervisionado no curso de Pedagogia: diálogos possíveis. 2020. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v.12, n.1, p.780-808, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659406>. Acesso em 10 ago. 2021.

Downloads

Publicado

25/10/2022

Como Citar

Barrocas, R. (2022). Análise das narrativas e experiências construídas sobre estágio curricular supervisionado nos anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG). Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1135

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.