Diário de bordo no Estágio Supervisionado em Geografia

vivências e desafios na/para a formação docente

Autores

  • Ivaneide Silva dos Santos Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-5255-0608
  • Marcone Denys dos Reis Nunes Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1330

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Universidade-escola, Diário de bordo

Resumo

O presente artigo discute as contribuições do diário de bordo no Estágio Supervisionado em Geografia enquanto dispositivo de acompanhamento das atividades e espaço de reflexão para enfrentar os desafios na e para a formação docente. O texto resulta de nossas pesquisas e práticas de ensino desenvolvidas no âmbito da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, Jacobina-BA (UNEB). O lócus da investigação foi uma turma de graduação em que ministramos o componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia III, no curso de Licenciatura em Geografia da referida instituição. O trabalho buscou responder: como o diário de bordo pode auxiliar no Estágio Supervisionado em Geografia enquanto dispositivo didático-pedagógico e avaliativo a fim de compreender as vivências no cotidiano escolar e enfrentar os desafios na/para a formação docente? A base metodológica está assentada na abordagem qualitativa em educação de caráter explicativo, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica, observação participante e análise de conteúdo, através de estudos e interpretações dos diários de bordo virtuais elaborados pelos licenciandos do sétimo semestre de 2023.1, bem como as discussões em sala de aula. Os resultados revelam que o uso do diário de bordo no componente de Estágio Supervisionado é bastante eficaz, os registros dos trabalhos puderam ajudar a formalizar e organizar o pensamento, a aprendizagem, sistematização e a autoavaliação da prática docente desenvolvida nas regências nos espaços escolares, identificando os aspectos positivos e negativos, as dificuldades e desafios na formação e construção da identidade docente do futuro professor de Geografia.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Universidade-escola, Diário de bordo.

 

Logbook in the supervised internship in Geography: experiences and challenges in/for teacher training

Abstract

This article discusses the contributions of the logbook in the Supervised Internship in Geography as a device for monitoring activities and a space for reflection to face challenges in and for teacher training. The text results from our research and teaching practices developed within the scope of the State University of Bahia, Campus IV, Jacobina-BA (UNEB). The locus of the investigation was an undergraduate class in which we taught the curricular component Supervised Internship in Geography III, in the Licentiate in Geography course at that institution. The work sought to answer: how can the logbook help in the Supervised Internship in Geography as a didactic-pedagogical and evaluative device in order to understand the experiences in the school routine and face the challenges in/for teacher training? The methodological basis is based on the qualitative approach in education of an explanatory nature, using bibliographical research, participant observation and content analysis as a procedure, through studies and interpretations of the virtual logbooks prepared by the graduates of the seventh semester of 2023.1, as well as the classroom discussions. The results reveal that the use of the logbook in the Supervised Internship component is quite effective, the work records could help to formalize and organize the thinking, learning, systematization, and self-assessment of the teaching practice developed in the school spaces, identifying the positive and negative aspects, the difficulties and challenges in the formation and construction of the teaching identity of the future Geography teacher. 

Keywords

Geography Teaching, Supervised internship, University-school, Logbook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAHIA. Projeto de renovação de reconhecimento do Curso de Licenciatura em Geografia. Jacobina: UNEB/PROGRAD, 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal do Congresso Nacional, nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 28 jun. 2023.

GABRIEL, Carmem Teresa; MORAES, Luciene Stumbo. Conhecimento escolar e conteúdo: possibilidades de articulação nas tramas da didatização. In: GABRIEL, Carmem Teresa; MORAES, Luciene Stumbo. (org.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. Petrópolis: DP, 2014. p. 23-42.

GATTI, Bernadete Angelina. Questões: professores, escolas e contemporaneidade. In: ANDRÉ, Marli. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016, p. 35-48.

LACERDA, Maykon Albuquerque. O diário de bordo na formação docente: um instrumento de reflexão diária, sobre a identidade do professor de história. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 24, p. 01-04, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/24/o-diario-de-bordo-na-formacao-docente-um-instrumento-de-reflexao-diaria-sobre-a-identidade-do-professor-de-historia. Acesso em: 28 jun. 2023.

LEÃO, Vicente de Paula. Os cursos de geografia e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica. In: ALBUQUERQUE, Maria. Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abilio de Sousa. (org.). Formação, pesquisa e prática docente: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013. p. 15-45.

LOPES, Alice Ribeiro Casemiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. Tão longe tão perto: os entrelaces da universidade com a escola. In: SILVA, Eunice Isaías da; PIRES, Lucineide Mendes. Desafios da didática de geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2013. p. 125-144.

PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 11 ed. Campinas: Papirus, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. (org.). Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIRES, Lucineide Mendes; CAVALCANTI, Lana de Souza. O estágio supervisionado na formação de professores de geografia: políticas educacionais reguladoras e composições curriculares. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Lucineide. Mendes; SOUZA, Vanilton Camilo de. (org.). Currículo e ensino de Geografia: apontamentos para a formação de professores no contexto Ibero-americano. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017. p. 137-158.

PORLAN, Rafael, José Martín. El diario como instrumento para detectar problemas y hacer explíc concepciones en: El diario del profesor. Un recurso para la investigación en el aula. Sevilla, Esp. Edición, v. 57-78, p. 18-42, 1999.

RANGEL, Maria Cristina. Estágio supervisionado obrigatório na licenciatura em geografia. In: TRINDADE. Gilmar. Alves; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. (org.). Discutindo geografia: doze razões para se (re) pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.

Downloads

Publicado

02/11/2023

Como Citar

Santos, I. S. dos, & Nunes, M. D. dos R. (2023). Diário de bordo no Estágio Supervisionado em Geografia: vivências e desafios na/para a formação docente. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–21. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1330

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.