Formação inicial de professores de Geografia e seus paradigmas

a importância da transposição didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1397

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação de professores, Paradigmas, Transposição didática

Resumo

Este presente artigo tem como finalidade abordar questões acerca da formação de professores de Geografia. Isto posto, entendendo que a sociedade transita em um constante estado de metamorfose no que se refere as questões sociais, econômicas, políticas e também educacionais. Desta forma, surge a necessidade de entender quais paradigmas regem a formação de professores, uma vez que esta formação, por muito tempo se pautou na transmissão de conteúdos teóricos-científicos, voltados para a formação bacharelesca, sem levar em consideração o caráter didático-pedagógico do ensino e portanto, sem estabelecer um diálogo entre a academia e escola. Assim, este trabalho objetivou verificar qual paradigma predomina na formação de professores de geografia, e se há no curso da formação, um diálogo entre a geografia acadêmica e escolar. Utilizando o método dialético, e baseado em metodologias de revisão bibliográfica e aplicação de questionários para alunos e professores, utilizamos como recorte de estudo os cursos de Geografia licenciatura das duas principais universidades do estado do Maranhão: Universidade estadual do Maranhão (UEMA), e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Portanto, os resultados que foram obtidos através da aplicação dos questionários aos professores e alunos, relevam que o paradigma técnico-conteudista ainda vigora nos espaços acadêmicos. 

Palavras-chave

Ensino de Geografia; Formação de professores; Paradigmas; Transposição didática.

 

Initial training of Geography teachers and their paradigms: the importance of didactic transposition

Abstract

The purpose of this article is to address questions about the training of geography teachers. That said, we understand that society is in a constant state of metamorphosis in terms of social, economic, political and educational issues. As such, there is a need to understand which paradigms govern teacher training, given that for a long time this training was based on the transmission of theoretical-scientific content, geared towards baccalaureate training, without taking into account the didactic-pedagogical nature of teaching and, therefore, without establishing a dialog between the academy and the school. The aim of this study was to ascertain which paradigm predominates in the training of geography teachers, and whether there is a dialog between academic and school geography during the course of their training. Using the dialectical method, and based on bibliographic review methodologies and the application of questionnaires to students and teachers, we used the Geography degree courses of the two main universities in the state of Maranhão as a study sample: the State University of Maranhão (UEMA) and the Federal University of Maranhão (UFMA). Therefore, the results obtained by applying the questionnaires to teachers and students show that the technical-contextualist paradigm still prevails in academic spaces.

Keywords

Geography teaching; Teacher training; Paradigms; Didactic transposition.

 

La formación inicial de professores de Geografía y sus paradigmas: la importancia de la transposición didáctica

Resumen

Este artículo tiene como objetivo abordar cuestiones sobre la formación de profesores de Geografía. Dicho esto, entendiendo que la sociedad se encuentra en un constante estado de metamorfosis en lo que respecta a cuestiones sociales, económicas, políticas y educativas. De esta manera, surge la necesidad de comprender qué paradigmas rigen la formación docente, ya que esta formación, durante mucho tiempo, se basó en la transmisión de contenidos teórico-científicos, dirigidos a la formación de licenciatura, sin tomar en cuenta los aspectos didáctico-pedagógicos. Carácter de la enseñanza y por tanto, sin establecer un diálogo entre academia y escuela. Así, este trabajo tuvo como objetivo verificar qué paradigma predomina en la formación de profesores de geografía, y si existe un diálogo entre la geografía académica y escolar en el transcurso de la formación. Utilizando el método dialéctico, y basado en metodologías de revisión bibliográfica y aplicación de cuestionarios a estudiantes y profesores, utilizamos como foco de estudio las carreras de Geografía de las dos principales universidades del estado de Maranhão: Universidad Estadual de Maranhão (UEMA), y Universidad Gobierno Federal de Maranhão (UFMA). Por lo tanto, los resultados obtenidos mediante la aplicación de cuestionarios a docentes y estudiantes revelan que el paradigma técnico-contenido aún prevalece en los espacios académicos.

Palabras clave

Enseñanza de Geografía; Formación de profesores; Paradigmas; Transposición didáctica.

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Biografia do Autor

Francisco de Oliveira Viana, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Geografia Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Especialista em Didática pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP); Especialista em ensino remoto e ensino a distancia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP); Integrante do Grupo de Estudos sobre a Formação de Professores, saberes e Práticas (GEPS- UEMA). Desenvolve pesquisas acerca do ensino e formação de professores de Geografia. Tem experiência na área de Geografia Agrária, com ênfase em conflitos socioambientais na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). Professor externo do programa de formação docente Caminhos do Sertão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Lucas Silva Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão


Mestrando em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Geografia licenciatura pela Universidade Estadual Maranhão (UEMA). integrante do Grupo de Pesquisa de Geomorfologia e Mapeamento (GEOMAP).

Débora Frazão Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

Possui curso técnico-profissionalizante em Agropecuária pelo Instituto Federal do Maranhão- Campus São Luís Maracanã(2018) e ensino médio pelo Instituto Federal do Maranhão- Campus São Luís Maracanã. Atualmente é licenciada em geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área da Geografia Física. Tem interesse nos que envolvem: Planejamento Ambiental, Bacias Hidrográficas, Geoprocessamento e Uso e Cobertura.

Regina Célia de Castro Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professora Associado 1 da Universidade Estadual do Maranhão; Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão; Foi Coordenadora Geral do Programa Ensinar de Formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão. É Diretora do Centro de Educação, Exatas e Naturais/CECEN/UEMA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, território e paisagem.

 

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

Viana, F. de O., Carvalho, L. S., Ferreira, D. F., & Pereira, R. C. de C. (2024). Formação inicial de professores de Geografia e seus paradigmas: a importância da transposição didática. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1397

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