Tecnologias geocolaborativas na educação geográfica:
uma busca pela formação cidadão
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1102Palavras-chave:
Pensamento geográfico, Metodologias ativas, Nós Propomos!Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada no ano de 2020, cuja problemática de estudo compreende tecnologias geocolaborativas no ensino de geografia, com vistas à formação do pensamento espacial e geográfico. Elas são definidas como um conjunto de tecnologias que integram linguagens (textos, imagens e sons) no tratamento de informações espaciais, sobretudo com informatização, metodologia dialógica e o protagonismo dos estudantes. Na investigação, por meio do Projeto Nós Propomos! Guarapuava: Juventude educando-se na/com a cidade, buscou-se construir uma metodologia para aplicação de diferentes tecnologias em uma perspectiva colaborativa. Realizou-se a pesquisa-ação por meio de uma parceria com o Colégio Estadual Dulce Maschio, com estudantes do 3° ano do Ensino Médio noturno. Em seu desenvolvimento, aplicativos como o Google Forms, Google My Maps e equipamentos como drone, câmeras digitais e celulares foram utilizados. Todo o processo foi registrado em diário de campo e fotografias. O uso das tecnologias geocolaborativas contribuiu para a produção do conhecimento sobre o território, combinando imagens, textos e sons dos fenômenos geográficos, além de potencializar a aprendizagem por meio da visualização de processos espaciais. Em suma, a produção de conhecimento sobre o próprio território, realizada colaborativamente, favoreceu a construção de relações de pertencimento e comprometimento com os problemas locais.
Palavras-chave
Pensamento geográfico, Metodologias ativas, Nós Propomos!
Geocolaborative technologies in geographic education: a search for citizen education
Abstract
This paper is a clip from a master’s degree research, carried out in 2020, in which the problematic studied is geocollaborative technologies in geography teaching, focusing on the formation of spatial and geographic thinking. They are established as a set of technologies that incorporate languages (text, image and sound) in the spatial information treatment, predominately with computerization, dialogical methodology and students as protagonists. In this study, through the Projeto Nós Propomos! Guarapuava: Juventude educando-se na/com a cidade, we searched for building a new methodology to apply different technologies in a collaborative perspective. The action research was performed through an agreement with Colégio Estadual Dulce Maschio, with High School 3rd students night-time. In its development, applications such as Google Forms, Google My Maps and equipment such as drones, digital cameras and cell phones were used. The whole process was recorded in a field diary and photographs. Geocollaborative technologies usage contributed for production of knowledge about territory, combining images, texts, and sounds of the geographic phenomena, Further to potentiate learning through spatial process visualization. To sum up, knowledge production on territory in a collaborative way, strengthen building relationship of belonging and commitment with local issues.
Keywords
Geographical thinking, active methodologies, We Propose!
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