Política educacional brasileira e o currículo de Geografia:
abordagens e análises das publicações na Revista Brasileira de Educação em Geografia no período de 2011 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1041Palavras-chave:
Política educacional brasileira, Políticas curriculares, Reformas curriculares, Ensino de GeografiaResumo
A finalidade deste estudo é apresentar o panorama de publicações realizadas na Revista Brasileira de Educação em Geografia no que tange à abordagem das políticas educacionais brasileiras e os impactos das reformas curriculares no ensino de geografia. Buscou-se entender como essas reformas são transmitidas, formuladas e analisadas pelos pesquisadores. Averiguou-se o arcabouço teórico-metodológico presente no periódico selecionado, por meio do recorte temporal do ano de criação da revista, em 2011 até o ano de 2020. Dentre as diferentes formas de análises da temática selecionada na revista, os autores convergem para a importância de uma estruturação bibliográfica e documental, para que seja possível o apontamento de conflitos teóricos e possíveis soluções.
Palavras-chave
Política educacional brasileira, Políticas curriculares, Reformas curriculares, Ensino de Geografia.
Brazilian educational policy and the Geography curriculum: approaches and analysis of the publications in the Brazilian Journal of Education in Geography from 2011 to 2020
Abstract
The purpose of this study is to present the panorama of publications in the Brazilian Journal of Education in Geography regarding the approach to Brazilian educational policies and the impacts of curriculum reforms on the teaching of geography. The aim was to understand how these reforms are transmitted, formulated and analyzed by the researchers. We verified the theoretical and methodological framework present in the selected journal, through the time frame of the year the journal was created, in 2011 until 2020. Among the different forms of analysis of the theme selected in the journal, the authors converge on the importance of a bibliographic and documentary structuring, so that it is possible to point out theoretical conflicts and possible solutions.
Keywords
Brazilian educational policy, Curriculum policies, Curriculum reforms, Geography teaching.
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