SOBRE OS ARRANJOS VISUAIS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.773

Resumo

O texto aborda a questão dos novos arranjos visuais dos livros didáticos de Geografia tendo como base a análise da coleção “Expedições Geográficas”, de autoria de Melhem Adas e Sérgio Adas. Essa coleção é editada pela Editora Moderna e marcou a preferência dos professores das escolas públicas brasileiras, ocupando o primeiro lugar no ranking das coleções adquiridas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2017). Foram distribuídas mais de três milhões de exemplares dessa obra em escolas de todo território nacional. Por meio da pesquisa documental o estudo mostra que os livros didáticos de Geografia estão se reestruturando em termos de seus aspectos formais do projeto editorial gráfico e de seus conteúdos enunciados (geográficos e pedagógicos), a partir de novas configurações icônicas, mais condizentes com o universo das mídias e dos layouts, do hipertexto e do ambiente digital. 

Palavras Chave

Livro didático, Ensino de Geografia, Imagens.

 

ABOUT THE VISUAL ARRANGEMENTS OF THE GEOGRAPHY TEXTBOOKS

Abstract

The text announces the issue of new visual arrangements for Geography textbooks based on the analysis of the collection “Expedições Geograficas”, by Melhem Adas and Sérgio Adas. This collection is edited by Editora Moderna and marked the preference of teachers from Brazilian public schools, occupying the first place in the ranking of collections acquired in the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD / 2017). More than three million copies of this work were distributed to schools in the Brazil. Using document analysis, the study shows that Geography textbooks are restructuring in terms of their formal aspects of the graphic editorial project and their enunciated content (geographic and pedagogical), based on new iconic configurations, more consistent with the universe of media and layouts, hypertext and the digital nets.

Keywords

Textbook, Geography teaching, Images.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Gomes de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

  Professora e pesquisadora na área de Geografia. Mestre e Doutoranda em Educação e Geografia Escolar pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Uberlândia (CEMEPE).

Iara Vieira Guimarães, UFU

Iara Vieira Guimarães

Pós-Doutorado em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. Grupo de Pesquisa: Formação docente, saberes e práticas de ensino de História e Geografia.  E-mail: iaravg@ufu.br

Downloads

Publicado

03/08/2021

Como Citar

Gomes de Almeida, D., & Vieira Guimarães, I. (2021). SOBRE OS ARRANJOS VISUAIS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.773