O TRABALHO DE CAMPO COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:
contribuições metodológicas à práxis geográfica
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1119Abstract
Os trabalhos de campo são importantes na trajetória dos estudos geográficos. Propiciam à produção de conhecimentos, contribuindo para uma interação particular entre teoria e prática. Além disso, por meio do campo garante-se autenticidade às observações e experiências, possibilitam-se descobertas e o desenvolvimento de novas teorias, inclusive, colocando-as à prova. Entre o(a)s geógrafo(a)s parece haver consenso e até certa obviedade com relação à importância do campo. Contudo, compreende-se que, para atingir a potencialidade na construção de conhecimentos, o campo não pode ser concebido como uma atividade meramente lúdica. Então, impõe-se a necessidade de refletir sobre a práxis e justificar sua necessidade no ensino, na pesquisa e extensão. Nessa perspectiva, busca-se responder: qual é a importância do trabalho de campo para a produção de conhecimentos geográficos no ensino, pesquisa e extensão? O que considerar ao propor um trabalho de campo? Apresentam-se, amparados na literatura sobre o tema, os elementos fundamentais que constituem as experiências de trabalho de campo no âmbito da ciência geográfica. As reflexões produzidas a partir dos princípios orientadores levam a considerar que tais práticas são produtos e produtoras do conhecimento, envolvendo uma atitude investigativa com reflexão e intervenção da/na realidade estudada. Assim, defende-se o trabalho de campo como práxis geográfica.
Palavras-chave
Metodologia, Geografia, Práticas espaciais.
FIELDWORK AS KNOWLEDGE PRODUCTION: methodological contributions to geographical practice
Abstract
Fieldwork is important in the trajectory of geographic studies that provide a unique form of knowledge production, contributing to a particular interaction between theory and practice. In addition, the field guarantees authenticity to observations and experiences, enables discoveries and the development of new theories, including, putting them to the test. Between the geographer there seems to be consensus and even a certain obviousness regarding the importance of field activity. However, it is understood that in order to achieve potential in the construction of knowledge, the field cannot be conceived as an ludic activity. So, the need to reflect on praxis and justify its need in teaching, research and extension is increasingly imposed. The authors will seek to answer the following questions: what is the importance of fieldwork for the production of geographic knowledge in teaching, research and extension? What to consider when proposing fieldwork? In this article, supported by the literature on the subject, the fundamental elements that constitute the fieldwork experiences in the scope of geographic science are presented. The reflections produced from the guiding principles led us to consider that such practices are products and producers of knowledge, involving an investigative attitude with reflection and intervention of / in the studied reality. Thus, we defend fieldwork as geographic praxis.
Keywords
Methodology, Geography, Space practices.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).