JOGOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.891Resumen
Um dos papéis da Geografia enquanto disciplina escolar é de construir um saber-pensar sobre o espaço vivido para nele saber agir de forma consciente e coletiva. No entanto, o que vemos recorrente no ensino da Geografia é a reprodução de um conteúdo simplório e enfadonho (LACOSTE, 1988). Buscando superar esse formato tradicional de ensino a Base Nacional Comum Curricular coloca em seu escopo que o processo de ensino-aprendizagem deve ser realizado a partir do desenvolvimento de competências e habilidades. Diante deste contexto, este relato de experiência busca refletir como os jogos podem auxiliar nesse processo didático-pedagógico baseado no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída a partir do método qualitativo, através de leituras acadêmicas, além das observações durante a elaboração e o uso de jogos didáticos nas aulas de Geografia de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. A investigação contemplou as estratégias adotadas pela professora, a atuação e envolvimento dos estudantes no processo de construção dos jogos, assim como as habilidades e competências estimuladas. Consideramos que por meio do lúdico, os jogos podem conduzir os estudantes a um raciocínio geográfico, à aprendizagem dos conteúdos de forma crítica e criativa, além de auxiliá-los na resolução de situações-problemas da sua vida dentro e fora do âmbito escolar.
Palavras-chave
Competências, Habilidades, Jogos didáticos, Ensino de Geografia
Didactic games for the development of Geography knowledge: a possibility for a improvement in competences and abilities
Abstract
The role of the Geography as a school subject is to build a saber-think about space to act more efficiently. However, what we have seen recurrent in schools is a reproduction of a simple and emphatic content (LACOSTE, 1988). Seeking to overcome this traditional teaching format in the Common National Curriculum Base, you place in your scope the teaching-learning process carried out after the development of the competences and skills. In this context, the experience report seeks to reflect how games can assist in this didactic-pedagogical process based on the development of the competences and skills. A research was built from readings academic, in addition to presentations during the development and use of didactic games in the Geography classes of a class of the 7th year of Elementary School. An investigation included strategies adopted by the teacher, an action and participation of students in the process of building games, as well as stimulated skills and competences. It is considered that, through playful way, games can lead students to geographic undersatandigs, learning content in a critical and creative way, in addition to assisting in solving problems of their life problems inside and outside a course school.
Keywords
Competences, Skills, Educational games, Geography Teaching
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).