CONCEPÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PAISAGEM E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
elementos para uma investigação
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.992Resumen
O presente artigo visa apresentar uma discussão de âmbito teórico no que se refere à paisagem na ciência geográfica, a fim de compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas sobre o ensino de geografia. A partir de referenciais teóricos como Santos (1997), Maximiliano (2004), Bertrand (2004), Brito e Ferreira (2011), Moreira (2015) e Gomes (2017)sobre a paisagem, buscamos apresentar uma contextualização sobre as definições desta categoria no construto didático da geografia escolar. Compreendemos a importância dessa categoria no processo da prática docente para o ensino de geografia, pois entendemos que ela aproxima o aluno do objeto estudado, buscando desenvolver nos estudantes a capacidade de compreensão das diferentes paisagens, seus elementos, sua história, suas práticas sociais, culturais e suas dinâmicas naturais.
Palavras-chave
Paisagem, Práticas docentes, Geografia escolar.
CONCEPTIONS ABOUT THE CONCEPT OF LANDSCAPE AND ITS INSERT IN TEACHING GEOGRAPHY: elements for an investigation
Abstract
The present article aims to present a theoretical discussion regarding the landscape in geographic science in order to understand it as an important analytical category in the field of research on the teaching of geography. Based on theoretical references Santos (1997), Maximiliano (2004), Bertrand (2004), Brito e Ferreira (2011), Moreira (2015) e Gomes (2017) about the landscape, we seek to present a contextualization about the definitions of this category in the didactic construct of school geography. We understand the importance of this category in the process of teaching practice for the teaching of geography, as we understand that it brings students closer to the object studied, seeking to develop in students the ability to understand different landscapes, their elements, their history, their social, cultural and cultural practices its natural dynamics.
Keywords
Landscape, Teaching practices, School geography.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).