Teatro e Geografia no Ensino Médio
desbravando continentes e ressignificando territórios
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1291Palavras-chave:
Geografia, Teatro, Ensino Médio, Continentes, CulturaResumo
Este trabalho trata de um projeto de iniciação à docência em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma Escola Técnica do Município de Santa Maria – RS, com conteúdos geográficos a partir do tema “Teatro e Geografia: descobertas artísticas e geográficas nos seis continentes”. O objetivo principal consistiu em sistematizar atividades didáticas que oportunizassem o diálogo intensivo, troca de experiências e promover a aquisição simultânea de conhecimentos no campo da Arte e da Geografia de forma significativa e estimulante para os alunos. A metodologia se desenvolveu a partir da experiência artística, avaliação e decodificação. Como resultado foi possível ampliar a visão dos estudantes para além da geografia, criaram relações com a literatura, cinema, história e sociologia, a partir do Teatro, oportunizando assim a aprendizagem de modo diferenciado e divertido.
Palavras-chave
Geografia, Teatro, Ensino Médio, Continentes, Cultura.
Teatro y Geografía en la educación secundária: romper continentes y resignificar territorios
Abstract
Este trabajo trata de un proyecto de iniciación a la enseñanza en una clase de primer año de enseñanza media de una Escuela Técnica del municipio de Santa Maria - RS, con contenido geográfico basado en el tema “Teatro y Geografía: descubrimientos artísticos y geográficos en los seis continentes”. . Los objetivos consistieron en sistematizar actividades didácticas que permitan un diálogo intensivo, intercambio de experiencias y promuevan la adquisición simultánea de conocimientos en el campo del Arte y la Geografía de manera significativa y estimulante para los estudiantes. La metodología desarrollada a partir de la experiencia artística, la evaluación y la decodificación. Como resultado, se logró ampliar la visión de los estudiantes más allá de la geografía, creando relaciones con la literatura, el cine, la historia y la sociología, desde el Teatro, brindando así oportunidades para aprender de una manera diferente y divertida.
Keywords
Geografía, Teatro, Escuela secundaria, Continentes, Cultura.
Downloads
Referências
ABIB, P. R. J. Culturas Populares, Educação e Descolonização. Revista Educação em Questão. Salvador, n. 54, p. 01-20, 2019.
ALVES, L. Brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo. 2021. 67f. Monografia - UniAGES – Licenciatura em Educação Física, Paripiranga (SE), 2021.
ALVES, R. Conversas sobre educação. Verus Editora, 2003
BARBOSA, A. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva. Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991, 134 p.
BARBOSA, A. O dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 9-16, 2017.
BOAL, A.; O Arco Íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
BOAL, A. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.
CLAVAL, P. A volta do cultural na Geografia. Mercator, v. 1, n. 1, 2002
CORRÊA, R.L. & ROSENDAHL. Geografia Cultural: Um século (1). Rio de Janeiro: 2000.
FIGUEIREDO, R. Experimentos teatrais na educação infantil: (Re) pensando a formação inicial do professor. Pedagogia do Teatro: Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 2013.
HORN, L.; PEREIRA, D de M. “Papéis” de gênero, homossexualidade e escola: possíveis diálogos entre educação e estudos de gênero. Revista Sociais e Humanas. UFSM, v. 30, n. 02, 2017.
LÔBO, J. A arte e os múltiplos diálogos: um olhar Interdisciplinar. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).