Teatro e Geografia no Ensino Médio

desbravando continentes e ressignificando territórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1291

Palavras-chave:

Geografia, Teatro, Ensino Médio, Continentes, Cultura

Resumo

Este trabalho trata de um projeto de iniciação à docência em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma Escola Técnica do Município de Santa Maria – RS, com conteúdos geográficos a partir do tema “Teatro e Geografia: descobertas artísticas e geográficas nos seis continentes”. O objetivo principal consistiu em sistematizar atividades didáticas que oportunizassem o diálogo intensivo, troca de experiências e promover a aquisição simultânea de conhecimentos no campo da Arte e da Geografia de forma significativa e estimulante para os alunos. A metodologia se desenvolveu a partir da experiência artística, avaliação e decodificação. Como resultado foi possível ampliar a visão dos estudantes para além da geografia, criaram relações com a literatura, cinema, história e sociologia, a partir do Teatro, oportunizando assim a aprendizagem de modo diferenciado e divertido. 

Palavras-chave

Geografia, Teatro, Ensino Médio, Continentes, Cultura.

 

Teatro y Geografía en la educación secundária: romper continentes y resignificar territorios

Abstract

Este trabajo trata de un proyecto de iniciación a la enseñanza en una clase de primer año de enseñanza media de una Escuela Técnica del municipio de Santa Maria - RS, con contenido geográfico basado en el tema “Teatro y Geografía: descubrimientos artísticos y geográficos en los seis continentes”. . Los objetivos consistieron en sistematizar actividades didácticas que permitan un diálogo intensivo, intercambio de experiencias y promuevan la adquisición simultánea de conocimientos en el campo del Arte y la Geografía de manera significativa y estimulante para los estudiantes. La metodología desarrollada a partir de la experiencia artística, la evaluación y la decodificación. Como resultado, se logró ampliar la visión de los estudiantes más allá de la geografía, creando relaciones con la literatura, el cine, la historia y la sociología, desde el Teatro, brindando así oportunidades para aprender de una manera diferente y divertida.

Keywords

Geografía, Teatro, Escuela secundaria, Continentes, Cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Russo Costa do Bomfim, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN).

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduanda em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - Atual). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Referências

ABIB, P. R. J. Culturas Populares, Educação e Descolonização. Revista Educação em Questão. Salvador, n. 54, p. 01-20, 2019.

ALVES, L. Brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo. 2021. 67f. Monografia - UniAGES – Licenciatura em Educação Física, Paripiranga (SE), 2021.

ALVES, R. Conversas sobre educação. Verus Editora, 2003

BARBOSA, A. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva. Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991, 134 p.

BARBOSA, A. O dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 9-16, 2017.

BOAL, A.; O Arco Íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

BOAL, A. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

CLAVAL, P. A volta do cultural na Geografia. Mercator, v. 1, n. 1, 2002

CORRÊA, R.L. & ROSENDAHL. Geografia Cultural: Um século (1). Rio de Janeiro: 2000.

FIGUEIREDO, R. Experimentos teatrais na educação infantil: (Re) pensando a formação inicial do professor. Pedagogia do Teatro: Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 2013.

HORN, L.; PEREIRA, D de M. “Papéis” de gênero, homossexualidade e escola: possíveis diálogos entre educação e estudos de gênero. Revista Sociais e Humanas. UFSM, v. 30, n. 02, 2017.

LÔBO, J. A arte e os múltiplos diálogos: um olhar Interdisciplinar. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, 2020.

Downloads

Publicado

05/10/2023

Como Citar

Bomfim, F. R. C. do, & Sanches, M. J. P. (2023). Teatro e Geografia no Ensino Médio: desbravando continentes e ressignificando territórios. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–16. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1291

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.