Impactos da pandemia do Covid-19 na Educação Superior de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1343Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Geografia, Professores, EstudantesResumo
O ensino remoto emergencial foi uma solução necessária, que exigiu adaptabilidade e inovações no âmbito educacional em tempos desafiadores, possibilitando a educação mesmo à distância. Neste sentido, a presente pesquisa buscou analisar os impactos das alternativas adotadas no modelo de ensino remoto emergencial, ofertado durante o período pandêmico de 2020 e 2021 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), universidade pública localizada no município de Francisco Beltrão, ao Sudoeste do Estado do Paraná. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários com abordagem qualitativa em educação a estudantes e professores impactados pelo período dos cursos de Geografia, buscando identificar as dificuldades encontradas, refletir sobre as metodologias de ensino utilizadas, o uso de TDIC’s no processo de ensino e aprendizagem da Geografia e contribuir para a elaboração de futuros planos estratégicos de ensino remoto emergencial. Como principais resultados, pode-se observar uma má adaptação de estudantes e professores ao novo modelo de ensino mediado por Ambientes Digitais de Aprendizagem (ADA), não havendo grandes inovações metodológicas por parte dos docentes, evidenciando a necessidade de formação continuada voltada ao uso da tecnologia no âmbito educacional, a fim de possibilitar o aproveitamento pedagógico das potencialidades tecnológicas da atualidade.
Palavras-chave
Ensino remoto emergencial (ERE); Ensino da Geografia; Professores; Estudantes.
Impacts of the Covid-19 pandemic on Higher Geography Education
Abstract
Emergency remote teaching was a necessary solution, which required adaptability and innovations in the educational field in challenging times, making education possible even at a distance. In this regard, the current study seeks to analyze the impacts of the alternatives adopted in the emergency remote teaching model, offered during the pandemic period of 2020 and 2021 at the Universidade Estadual do Oeste Paraná (UNIOESTE), a public university located in the municipality of Francisco Beltrão, near southwest of the State of Paraná. The research was carried out through the application of questionnaires with a qualitative approach in education to students and teachers impacted by the period of Geography courses, seeking to identify the difficulties encountered, reflect on the teaching methodologies used, the use of TDIC in the teaching and learning process of Geography, and contribute to the development of future strategic plans for emergency remote teaching. As main results, we can observe a poor adaptation of students and teachers to the new teaching model mediated by Digital Learning Environments (ADA), with no major methodological innovations on the part of teachers, highlighting the need for continued training focused on the use of technology in the educational sphere, to enable the pedagogical use of today's technological potential.
Keywords
Emergency remote teaching (ERE); Teaching Geography; Teachers; Students.
Impactos de la pandemia Covid-19 en la Educación Superior en Geografía
Resumen
La enseñanza remota de emergencia era una solución necesaria, que requería adaptabilidad e innovaciones en el ámbito educativo en tiempos difíciles, haciendo posible la educación incluso a distancia. En este sentido, esta investigación busca analizar los impactos de las alternativas adoptadas en el modelo de enseñanza remota de emergencia, ofrecido durante el período de pandemia de 2020 y 2021 en la Universidade Estadual do Oeste de Paraná (UNIOESTE), universidad pública ubicada en el municipio de Francisco Beltrão, cerca del suroeste del Estado de Paraná. La investigación se realizó mediante la aplicación de cuestionarios con enfoque cualitativo en la educación a estudiantes y docentes impactados por el período de las carreras de Geografía, buscando identificar las dificultades encontradas, reflexionar sobre las metodologías de enseñanza utilizadas, el uso de las TDIC's en la enseñanza y proceso de aprendizaje de la Geografía, y contribuir al desarrollo de futuros planes estratégicos para la enseñanza remota de emergencia. Como principales resultados, podemos observar una pobre adaptación de estudiantes y profesores al nuevo modelo de enseñanza mediado por Entornos Digitales de Aprendizaje (ADA), sin grandes innovaciones metodológicas por parte del profesorado, poniendo de relieve la necesidad de una formación continua centrada en el uso de tecnología en el ámbito educativo, con el fin de posibilitar el uso pedagógico del potencial tecnológico actual.
Palabras clave
Enseñanza remota de emergencia (ERE); Enseñanza de Geografía; Profesores; Estudiantes.
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