Geografia escolar brasileira e epistemologia da Geografia

teoria e prática na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1418

Palavras-chave:

Formação docente, Epistemologia da Geografia, História da Geografia escolar, Correntes de pensamento científico, Geografia acadêmica

Resumo

O objetivo deste texto é reconhecer os aspectos teórico-epistemológicos e os paradigmas de pensamento científico e educacional que caracterizam a tradição escolar da Geografia  em suas relações com a formação da ciência geográfica no Brasil. Argumentamos que a Geografia escolar é um campo autônomo do saber presente na tradição escolar e que detém um lugar fundante na formação da Geografia  acadêmica brasileira. Analisamos, por meio de cinco questões condutoras de nossa análise, as relações de diálogos, continuidades e descontinuidades teórico-metodológicas que caracterizam as relações entre as vertentes escolar e acadêmica da Geografia no Brasil, concebendo-as como campos autônomos de produção de saberes geográficos, que se entrecruzam na formação docente. Ao final, buscamos reconhecer que outras geografias têm sido trazidas ao debate da sociedade contemporânea, a partir de novos sujeitos e novas pedagogias.

 

Brazilian school Geography and Geography epistemology: theory and practice in teacher education

Abstract

The aim of this paper is to recognize the theoretical-epistemological aspects and the paradigms of scientific and educational thought that characterize the school tradition of geography in its relation to the formation of geographic science in Brazil. We argue that school geography is an autonomous field of knowledge present in the school tradition and holds a foundational place in the formation of Brazilian academic geography. Through five guiding questions in our analysis, we examine the relationships of dialogue, continuity, and methodological discontinuity that characterize the relationships between the school and academic branches of geography in Brazil, conceiving them as autonomous fields of geographical knowledge production that intersect in teacher education. Finally, we seek to acknowledge that other geographies have been brought into the contemporary societal debate through new subjects and new pedagogies.

Keywords

Teacher education; Epistemology of Geography; History of school Geography; Scientific thought streams; Scientific Geography.

 

Geografía escolar brasileña y epistemología de la Geografia teoría y práctica en la formación docente

Resumen

El objetivo de este texto es reconocer los aspectos teórico-epistemológicos y los paradigmas del pensamiento científico y educativo que caracterizan la tradición escolar de la geografía en sus relaciones con la formación de la ciencia geográfica en Brasil. Sostenemos que la geografía escolar es un campo autónomo del conocimiento presente en la tradición escolar y que ocupa un lugar fundamental en la formación de la geografía académica brasileña. Analizamos, a través de cinco preguntas guía de nuestro análisis, las relaciones de diálogo, continuidad y discontinuidad teórico-metodológica que caracterizan las relaciones entre las corrientes escolar y académica de la geografía en Brasil, concibiéndolas como campos autónomos de producción de conocimientos geográficos que se entrecruzan en la formación docente. Al final, buscamos reconocer que otras geografías han sido incorporadas al debate de la sociedad contemporánea, a partir de nuevos sujetos y nuevas pedagogías.

Palabras clave

Formación docente; Epistemología de la Geografía; Historia de la Geografía escolar; Corrientes de pensamiento científico; Geografía académica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albuquerque, Maria Adailza Martins de. Que Geografias nos contam os recursos didáticos: cultura material e Geografia Escolar. In: Albuquerque, Maria Adailza Martins de Albuquerque; Dias, Angélica Mara de Lima; Carvalho, Luiz Eugênio Pereira (orgs.). História da Geografia Escolar: fontes, professores, práticas e instituições – volume 1. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510811.7

Almeida, Rosângela Doin; Passini, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2001.

Bondía, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. N. 19, p. 20-28. jan./abr., 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

Brasil. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil. Brasília – DF: Ministério da Educação, 2018.

Brasil. Decreto de Lei 18.890, de 18 de abril de 1931, que expede os programas, as orientações pedagógicas e a carga horária do curso fundamental do ensino secundário. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, ano LXX, n. 179, 31 jul. 1931, p. 12411-12412, Seção 1, parte 3. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/2029952/pg-11-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-31-07-193. Acesso em 10 jun. 2023.

Cabral, Thiago Manhães; Cecim, Jéssica Rodrigues da Silva; Straforini, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira De História Da Educação, v. 21, n. 1, e184. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/55930. Acesso em 7 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e184

Cabral, Thiago Manhães; Straforini, Rafael. Controvérsias sobre o currículo da geografia escolar: as comunidades científicas paulista e carioca em debate (1931-1935). Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 20, p. 72–101, 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/942. Acesso em 7 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.942

Cabral, Thiago Manhães. Cultura material escolar e a geografia escolar moderna: os dossiês didáticos da Escola Normal Caetano de Campos. Revista Signos Geográficos, v. 4, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/74252. Acesso em 7 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/signos.v4.74252

Carvalho, Delgado de. Methodologia do ensino geographico: introdução aos estudos de Geografia Moderna. Petrópolis, Typografia das Vozes de Petrópolis, 1925.

Cavalcanti, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

Chervel, André. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

Copatti, Carina. Em busca de uma epistemologia na formação de professores de Geografia: percurso pelo pensamento pedagógico-geográfico de professor. Perspectiva, v. 40, n. 4, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/84116. Acesso em 4 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84116

Fèvre, Joseph; Busson, Henri; Hauser, Henri. Nouvelles Leçons de Géographie. Paris: Librairie Félix Alcan, 1933.

Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

Gabaglia, Fernando Antônio Raja. Práticas de Geographia, para uso no Colégio Pedro II e no ensino secundário e normal. 2a ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1930.

Giordani, A.; Girotto, E. D.; Soares, M. O. Produzir a política a partir da escola: geografia da educação, docências e espacialidades escolares. Revista da ANPEGE, vol. 18, n. 36, 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/16308. Acesso em 7 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16308

Goodson, Ivor F. Tornando-se uma disciplina acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria & Educação, 2, 1990.

Haesbaert, Rogério. Viver no Limite: Território e Multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

Juliasz, Paula Cristina Strina; Almeida, Rosangela Doin. Cartografia na Infância: as relações entre a verticalização da figura humana e a representação espacial. Revista Brasileira de Cartografia, v. 66, n. 4, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44684. Acesso em 7 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/rbcv66n4-44684

Juliasz, Paula. O pensamento Espacial na Educação Infantil: uma relação entre Geografia e Cartografia. Tese de Doutorado (Programa de Pós-graduação em Educação) Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

Kozel, Salete; Filizola, Roberto; Teoria e prática do ensino de Geografia: memórias da terra. São Paulo: FTD, 2009.

Lacoste, Yves. A geografia – isso serve antes de mais nada para fazer a guerra. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1977.

Libâneo, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

Lopes, Alice Casimiro; Macedo, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Lopes, Jader Janer Moreira; Vasconcellos, Tânia. Geografia da Infância: territorialidades infantis. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p.103-127, Jan/Jun. 2006

Lopes, Jader Janer Moreira. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Revista Contexto e Educação, ano 23, n. 79, jan./jun., 2008.

Massey, Doreen. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Candau, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. In: Beauchamp, Jeanete; Pagel, Sandra Denise, Nascimento, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Currículo, Cultura e Saberes Escolares. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

Moreira, Ruy. Pensar e Ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2008.

Prefeitura do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Material RIOeduca: Pré-escola (1º semestre), 2022. 80p.

Resende, Marcia Spyer. A Geografia do aluno trabalhador. São Paulo: Edições Loyola, 1989.

Santos, Ênio Serra dos. A educação geográfica de jovens e adultos trabalhadores no contexto urbano. In: Cavalcanti, Lana de Souza; Bueno, Miriam Aparecida; Souza, Vanilton Camilo (orgs.). Produção de Conhecimento e Pesquisa em Geografia. Goiânia: Ed. PUC-Goiás, 2011.

Santos, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da Geografia e uma Geografia Crítica. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2012.

São Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Proposta Curricular para o Ensino de Geografia – 1º grau. 4ª ed. São Paulo, 1988.

Saviani, Demerval. História das Ideias Pedagógicas. Campinas: Autores Associados, 2007.

Shulman, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado; Revista de Currículum y formación del professorado, 9 (2). 1986. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf . Acesso em 3 set. 2022.

Souza, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Souza, Vanilton Camilo. Fundamentos teóricos, epistemológicos e didáticos no ensino da geografia: bases para a formação do pensamento espacial crítico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan./jun., 2011.

Sposito, Eliseu Savério. Geografia e Filosofia: Contribuição para o ensino do pensamento geográfico. 5ª ed. São Paulo, Editora Unesp, 2004 DOI: https://doi.org/10.7476/9788539302741

Straforini, Rafael. Ensinar Geografia: O desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

Vidal, Diana Gonçalves. História da Educação como Arqueologia: cultura material escolar e escolarização. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 251-272, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723818362017251

Vilela, Carolina Lima. Livros Didáticos e o discurso do conhecimento escolar em geografia: a abordagem regional como regularidade. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas v. 4, n. 8, p. 55-70, jul./dez., 2014.

Vygotsky, Lev S. A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

02/06/2024

Como Citar

Cabral, T. M. (2024). Geografia escolar brasileira e epistemologia da Geografia: teoria e prática na formação docente. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–34. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1418

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.