O estudo da cidade
lugares para criar um olhar crítico sobre o mundo atual
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1421Palavras-chave:
Cidade, Educação geográfica, Geografia, Paisagem urbanaResumo
Este ensaio aborda o estudo da cidade realizado pela pesquisa bibliográfica, considerando como a modernidade líquida impacta a vida na cidade e nos seus cidadãos, tendo como base os conceitos de espaço, paisagem, tempo, lugar, pertencimento e identidade. Possibilita pensar em como abordar estes conceitos na Educação Básica, em aulas de Geografia, tendo a cidade como um tema interdisciplinar, inter-relacionando a paisagem urbana e as casas dos alunos. A intenção passa por apontar possíveis alternativas para melhorar a vida nas cidades e dar maior significação para a história das periferias, tendo como foco as escolas e as praças dos respectivos bairros onde os alunos residem.
The study of the city: places to create a critical view on the world today
Abstract
This essay delves into the exploration of urban environments through comprehensive bibliographic research, examining the profound impact of liquid modernity on city life and its inhabitants. It is anchored in fundamental concepts such as space, landscape, time, place, belonging, and identity. The study aims to propose innovative approaches for integrating these concepts into basic education Geography classes, treating the city as a compelling interdisciplinary subject that intertwines urban landscapes with the homes of students. The overarching goal is to present viable alternatives for enhancing urban life and providing deeper significance to the histories of peripheral areas, with a specific emphasis on schools and public spaces within the respective neighborhoods where students reside.
Keywords
City; Geographic education; Geography; Urban landscape
El estudo de la ciudad: lugares para mirar crítico acerca del mondo actual
Resumen
El ensaio trata del estúdio de la Ciudad por la investigacón bibliográfica, considerando como la modernidad liquida impacta la vida en la Ciudad e con sus ciudadanos, con base en los conceptos de espacio, paisaje, tiempo, lugar, pertinência y identidad. Lleva a pensar la abordaje de los conceptos en la Educación Básica, en las aulas de Geografia, teniendo la ciudad como un tema interdisciplinar, ligando la paisaje urbana e las vivendas de los alumnos . La intención es señalar posibles alternativas para mejorar la vida en las ciudades con atención a la periferia centrándose en las escuelas y plazas de los respectivos barrios donde viven los estudiantes.
Palabras clave
Ciudad; Educación geográfica; Geografía; Paisaje urbana.
Downloads
Referências
Barrios, S. A Produção do Espaço. In: Santos, Milton; Souza, Maria Adelaide de (org.). A Construção do Espaço. São Paulo: Nobel, 1986.
Bauman, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
Callai, H. C., Oliveira, T. D., Copatti, C. A cidade para além da forma. Curitiba: Editora CRV, 2018.
Carlos, A. F. A. A Cidade. São Paulo: Contexto, 1999.
Ferrara, L. D. Olhar Periférico. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
Gehl, J. Cidade para Pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
Houaiss, A. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
Santos, M. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.
Santos, M. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: Hucitec, 1986.
Santos, M. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, 1999.
Santos, M. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-científico-informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
Santos, M. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).