O ensino de Geografia na escola básica

partilhas para a construção de um Educação antirracista

Autores

  • Juliana Araújo Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1424

Palavras-chave:

Educação antirracista, Ensino de Geografia, Prática de ensino

Resumo

A escola é um espaço de múltiplas possibilidades, onde diferentes sujeitos com vivências e percepções diversas se encontram, a fim de produzir conhecimentos, sendo motor de transformação social. A intenção deste artigo foi discutir práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Básica, através da socialização dos resultados do Projeto Freedom, fruto da parceria estabelecida entre escolas pública e privada, situadas em municípios do semiárido baiano, cujo foco foi promover ações ligadas a uma educação antirracista, crítica, reflexiva e comprometida com mudanças sociais. O projeto foi estruturado em diferentes etapas, e se estendeu durante o ano de 2016, envolvendo turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental 1 até a terceira série do Ensino Médio, em um movimento em rede. Seus resultados foram imensuráveis, refletindo na mudança de postura entre os estudantes negros e negras da escola, assim como em toda comunidade escolar.

 

The teaching of Geography in primary school: sharing for the construction of an anti-racist Education

Abstract

The school is a space of multiple possibilities, where different subjects with different experiences and perceptions meet, in order to produce knowledge, being an engine of social transformation. The intention of this article was to discuss pedagogical practices developed in the scope of Basic Education, through the socialization of the results of the Freedom Project, the result of the partnership established between public and private schools, located in municipalities of the semi-arid region of Bahia, whose focus was to promote actions related to An anti-racist, critical, reflective education committed to social change. The project was structured in different stages, and extended during 2016, involving classes from the first year of Elementary School 1 to the third year of High School, in a network movement. Its results were immeasurable, reflecting the change in attitude among the school's black students, as well as in the entire school community.

Keywords

Anti-racist education; Geography teaching; Teaching practice

 

La enseñanza de la Geografía en la escuela primaria: compartir para la construcción de una Educación antirracista

Resumen

La escuela es um espacio de múltiples posibilidades, donde se reúnen diferentes sujetos con diferentes experiencias y percepciones, con el fin de producir conocimiento, siendo un motor de transformación social. La intención de este artículo fue discutir lãs prácticas pedagógicas desarrolladas em el ámbito de La Educación Básica, a través de la socialización de los resultados Del Proyecto Libertad, resultado de la asociación establecida entre escuelas públicas y privadas, ubicadas em municipios de la región semiárida de Bahía, cuyo enfoque fue promover acciones relacionadas con la una educación antirracista, crítica, reflexiva y comprometida conel cambio social. El proyecto se estructuró en diferentes etapas, y se extendió durante el año 2016, involucrando a clases desde el primer año de Primaria 1 hasta el tercer año de Bachillerato, em um movimiento en red. Sus resultados fueron inconmensurables, reflejando el cambio de actitud entre los estudiantes negros de la escuela, así como en toda la comunidad escolar.

Palabras clave

Educación antirracista, enseñanza de la geografía, práctica docente.

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Publicado

02/06/2024

Como Citar

Santos, J. A. (2024). O ensino de Geografia na escola básica: partilhas para a construção de um Educação antirracista. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–19. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1424

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