O DOMÍNIO DO SENSÍVEL E DA REPRESENTAÇÃO NA INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA
Palavras-chave:
Linguagem, Atlas escolares municipais, Desenhos.Resumo
A argumentação básica deste trabalho é que quase sempre se esquece que as experiências pedagógicas são também experiências de subjetivação que ocorrem no interior de uma rede discursiva e de seus regimes de verdade. O objeto de análise são as narrativas visuais produzidas pelos alunos dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, a partir de atividades desenvolvidas com a utilização do Atlas Escolar de Sumaré-SP. A partir dessa análise procuramos extrair visibilidades. O que enfim, apresentamos é como o caminho pedagógico da iniciação cartográfica, em seu itinerário do desenho ao mapa, precisa considerar nas atividades de ensino, a capacidade dos alunos de viver poeticamente a leitura do mundo.
Palavras-chave
Linguagem, Atlas escolares municipais, Desenhos.
THE DOMAIN OF THE SENSIBLE AND THE CARTOGRAPHIC REPRESENTATION INITIATION
Abstract
The basic argument of this paper is that almost always forget that learning experiences are also experiences of subjectivity that occur within a discursive network and its regimes of truth. The object of analysis is the visual narratives produced by students of the lower grades of elementary school, from an activity developed during the preparation of the School Atlas of gestational - São Paulo. From this analysis we seek to extract visibilities. What finally present is because the educational path of cartographic initiation, drawing on their itinerary to the map need to consider in teaching activities, students' ability to live poetically reading the world.
Keywords
Language, Atlas municipal school, Drawings.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).