AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA FAMILIARIDADE COM CONCEITOS MATEMÁTICOS DE GRADUANDOS DO CURSO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Conceitos matemáticos, graduandos em Geografia, quantificação em GeografiaResumo
O objetivo do trabalho descrito neste artigo foi realizar uma avaliação preliminar a respeito da familiaridade com conceitos matemáticos em nível de Educação Básica por parte de graduandos de cursos de Geografia. Essa investigação partiu do princípio de que o domínio de conceitos básicos de Matemática é importante para a capacitação em técnicas de quantificação em Geografia, que por sua vez auxiliam o geógrafo, bacharel ou licenciado, a entender melhor o espaço geográfico. Para tanto foi utilizado o instrumento questionário com seis questões versando sobre alguns conceitos matemáticos básicos em nível de Educação Básica. Foram aplicados 384 questionários em cursos de graduação em Geografia, em seis instituições públicas de ensino superior e uma faculdade particular, localizadas no Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul em maio/ 2013, junho/2013, agosto/2013 e abril/2014. Os resultados mostraram que os 384 respondentes acertaram, em média, apenas 2,3 das seis questões propostas. Isto pode significar que, a priori, há pouca familiaridade dos graduandos de Geografia com conceitos básicos de Matemática.
PALAVRAS-CHAVE
Conceitos matemáticos, Graduandos em Geografia, Quantificação em Geografia.
PRELIMINARY ASSESSMENT OF FAMILIARITY WITH CONCEPTS MATHEMATICAL GEOGRAPHY OF COURSE UNDERGRADUATE
ABSTRACT
The objective of the work described in this paper was to conduct a preliminary assessment about the familiarity with basic mathematical concepts by undergraduate students of Geography. This work assumed that the domain of basic concepts of mathematics is important for the students for the real understanding of quantification techniques applied to geography, used for better understanding about geographical space. Therefore, it was applied a questionnaire with six questions related to some basic mathematical concepts. 384 questionnaires were applied in undergraduate courses in geography, in six public institutions of higher education and a private college, located in the Federal District, Goias, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná and Rio Grande do Sul in May / 2013 June / 2013 August / 2013 and April / 2014. The results showed that the 384 respondents answered correctly on average 2,3 questions of an amount of six questions. This may mean that a priori there is little familiarity of undergraduate Geography students with basic concepts of mathematics.
KEYWORDS
Mathematical concepts, Undergraduate students of Geography, Quantification in Geography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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