O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA FÍSICA: superando obstáculos para construção de significados
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.389Palavras-chave:
Realismo, Animismo, Generalismo, Processo Físico Elementar, Alagamento.Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que foi realizada com alunos matriculados no nono ano de uma escola pública municipal localizada em São Paulo (SP). Com base na teoria do Realismo Nominal e dos Obstáculos Epistemológicos, investigamos como ocorreu a aprendizagem de um Processo Físico Elementar, no caso, o alagamento. Nossa pergunta foi: A identificação por, parte dos alunos, dos setores propensos à infiltração da água, ao seu escoamento superficial, ou da ocorrência de alagamentos em um perfil topográfico possibilitou a superação das suas opiniões realistas diante do Processo Físico Elementar em pauta? Nossa hipótese é a de que quando se organizam e se aplicam atividades investigativas pautadas na Análise Geográfica Integrada das variáveis ambientais, proporcionamos aos estudantes oportunidades de superação das suas representações realistas sobre as causas dos alagamentos e as possibilidades de ocorrência em determinada área. A principal contribuição deste estudo é fornecer subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento das aulas de Geografia que visam trabalhar com temas comuns à Geografia Física no Ensino Fundamental II e na perspectiva da Alfabetização Científica.
PALAVRAS-CHAVE
Realismo nominal. Obstáculo epistemológico. Processo físico elementar. Análise geográfica integrada. Atividade investigava.
RESEARCH TEACHING IN PHYSICAL GEOGRAPHY CLASSES: overcoming obstacles for the construction of meaning
ABSTRACT
The present article is the result of a research that was carried out with students enrolled in the ninth year of a municipal public school located in São Paulo (SP). Based on the theory of Nominal Realism and Epistemological Obstacles, we investigated how the learning of an Elementary Physical Process occurred, in this case, flooding. Our question was: Does the identification by students of areas prone to water infiltration, surface runoff, or flooding in a topographic profile make it possible to overcome their realistic opinions regarding the Elementary Physical Process in question? Our hypothesis is that when research activities based on the Integrated Geographic Analysis of environmental variables are organized and applied, we provide students with opportunities to overcome their realistic representations about the causes of flooding and the possibilities of it occurrence in a given area. The main contribution of this study is to provide theoretical and methodological support for the planning of Geography classes that aim to work with themes common to Physical Geography in Elementary Education and in the perspective of Scientific Literacy.
KEYWORDS
Nominal realism. Epistemological obstacle. Elementary physical process. Integrated geographic analysis. Research activities.
ISSN: 2236-3904
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