EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CIDADÃ: possibilidades de análise a partir do livro didático de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.406Palavras-chave:
Cidadania, Livro Didático, Geografia, Ensino Médio.Resumo
Discutir como o conceito de cidadania está presente no Livro Didático de Geografia é objetivo de pesquisa. Partimos do entendimento de que a educação escolar é uma possibilidade de inserção dos sujeitos no mundo da vida, a partir da construção de conhecimentos conceituais. Busca-se elucidar esse entendimento a luz da discussão é teórica e documental, pois faz referência às políticas públicas do Livro Didático de Geografia, com especial atenção ao PNLD e tem como base da análise o material produzido na avaliação do Livro Didático – Ensino Médio, e das resenhas apresentadas no Guia 2015. Metodologicamente para escolha e análise das coleções nos baseamos em Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009). Assim, interpretamos como a perspectiva da cidadania está presente nos livros didáticos, considerando as metáforas dos ocultos, invisíveis e visíveis. A força dessa análise está centrada na argumentação de que o conhecimento proporcionado pela educação escolar aliada à disciplina de Geografia pode ser um meio para busca da igualdade social.
PALAVRAS-CHAVE
Cidadania. Ensino Médio. Geografia. Livro Didático.
SCHOLAR EDUCATION AND CITIZEN DEVELOPMENT: possible analysis on the geography ditactic book
ABSTRACT
To discuss how the concept of citizenship is present in the Geography Didactic Book is the main goal of this research. Therefore, we start from the premisse that scholar education is a possibility of insertion of individuals into the world of life, through the construction of conceptual knowledge. The search to enlighten this is theoretycal and documental on public policy, on the PNLD, and on the Guide 2015 reviews, all in reference to Geography ditactic book – High School - for analysis basis. The choice of the collections followed the methodology of Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009). From these resources we understand the perspective of citizenship shown, considering the metaphors of the occult, the visible and the invisible. This analysis is focused on arguing that knowledge provided by scholar education and the Geography subject together might represent a path towards social equality.
KEYWORDS
Citizenship. Geography. High School. Didactic book.
ISSN: 2236-3904
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