COMPLEXIDADE CONCEITUAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

  • Valéria de Oliveira Roque Ascenção Professora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Geografia / UFMG Universidade Federal de Minas Gerais / Instituto de Geociências / Departamento de Geografia Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 / Pampulha, Belo Horizonte - MG, CEP 31.270-901
  • Roberto Célio Valadão Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Geografia / UFMG Universidade Federal de Minas Gerais / Instituto de Geociências / Departamento de Geografia Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 / Pampulha, Belo Horizonte - MG, CEP 31.270-901 http://orcid.org/0000-0003-3449-7628

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.458

Palavras-chave:

Formação de Professores, PCK, Conceitos Fundantes da Geografia, Mapas Conceituais, Níveis de Aprofundamento dos Conhecimentos.

Resumo

Este trabalho trata de uma investigação referente à apropriação conceitual por professores de Geografia. A partir de trabalhos de Bernstein (1996), Shulman (1986) e Bloom et al. (1956), buscou-se identificar operações intelectuais arregimentadas por professores de Geografia ao lançarem mão do conhecimento conceitual do conteúdo, com fins de interpretar a espacialidade de um dado fenômeno. Tais interpretações foram construídas com base em mapas conceituais, produzidos por professores de Geografia atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, durante uma oficina formativa. Constatou-se, através desses mapas conceituais, que a maioria dos sujeitos de pesquisa não conseguiu lidar com os conceitos como constituintes de um raciocínio espacial, mas sim como meros informativos acerca de elementos presentes no fenômeno foco. 

PALAVRAS-CHAVE

Formação de Professores. PCK. Conceitos fundantes da Geografia. Mapas conceituais. Níveis de aprofundamento dos conhecimentos.


CONCEPTUAL COMPLEXITY IN THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE CONTENT BY TEACHERS OF GEOGRAPHY

ABSTRACT

This paper deals with an investigation concerning Geography teachers’ conceptual appropriation. Framed by the insights from Bernstein (1996), Shulman (1986) and Bloom et al. (1956), we sought to identify which intellectual operations Geography teachers employed when they resorted to conceptual knowledge of the content to interpret the spatiality of a given phenomenon. Interpretations were built on the basis of conceptual maps produced by the Geography teachers working in the final years of elementary school as well as high school during a teacher development workshop. Results from the use of these conceptual maps show that most of the Geography teachers could not deal with the concepts as constituents of a spatial reasoning, but rather as mere information about elements present in the focus phenomenon.

KEYWORDS

Teacher development. PCK. Funding Geographical concepts. Conceptual maps. Deepening levels of knowledge. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Publicado

05/01/2018

Como Citar

Roque Ascenção, V. de O., & Valadão, R. C. (2018). COMPLEXIDADE CONCEITUAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(14), 05–23. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.458

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