CARTOGRAFIA ESCOLAR E ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS BRASIL/MOÇAMBIQUE: o estudo do espaço local e a formação de professores
Resumo
Este artigo aborda a discussão sobre a importância do estudo do espaço local e de sua representação, a partir de atlas escolares municipais. Trata-se de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Goiás, no Brasil, e a Universidade Pedagógica de Moçambique, com financiamento do Governo Federal, através da CAPES/MEC. O objetivo desse trabalho é investigar o processo formativo do professor do Ensino Fundamental I e do Ensino Básico, que atua na rede pública de ensino, bem como a construção dos saberes geográficos, a partir da mediação com os atlas escolares municipais de Goiânia/Brasil e de Maputo/Moçambique. A metodologia de desenvolvimento da pesquisa consiste desde a realização de um levantamento bibliográfico, com referenciais teórico-metodológicos, focados na Cartografia Escolar, formação de professores e ensino de Geografia, até levantamentos de dados atualizados, em fontes primárias e secundárias, sobre os municípios em questão - Goiânia e Maputo. Os dados levantados não dizem respeito apenas às demandas curriculares, pelo contrário, buscam também contemplar as especificidades locais, o que faz com que o material contenha diferentes abordagens sobre o cotidiano dos alunos. Recentes pesquisas realizadas pela nossa equipe mostraram que a utilização de atlas escolares municipais (impressos) vem cada dia mais, contribuindo para a formação docente e a construção da cidadania.
PALAVRAS-CHAVE
Espaço local. Formação de professores. Ensino de Geografia. Cidadania. Cartografia Escolar.
SCHOOL CARTOGRAPHY AND MUNICIPAL SCHOOL ATLAS BRAZIL/MOZAMBIQUE: the study of local space and teacher training
ABSTRACT
This article approaches the discussion about the importance of the study of local space and its representation, from municipal school atlases. It is a research that has been developed in partnership between the Federal University of Goiás in Brazil and the Pedagogical University of Mozambique, with funding from the Federal Government through CAPES / MEC. The objective of this work is to investigate the formative process of the Elementary School I teacher and of the Basic Education that works in the public school system, as well as the construction of geographic knowledge, from the mediation with the municipal school atlas of Goiânia / Brazil and Of Maputo / Mozambique. The research development methodology consists of a bibliographical survey, with theoretical and methodological references, focused on School Cartography, teacher training and Geography teaching, up to date surveys of primary and secondary sources on the municipalities in Question - Goiânia and Maputo. The data collected do not only concern the curricular demands, but also seek to take into account the local specificities, which means that the material contains different approaches to students' daily lives. Recent research carried out by our team showed that the use of municipal school atlas (printed) comes every day, contributing to teacher training and citizenship building.
KEYWORDS
Local space. Teacher training. Teaching Geography. Citizenship. School Cartography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).