O TEMA DE ESTUDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.591Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação Básica, tema de estudo.Resumo
A renovação da Geografia Escolar requer uma perspectiva temática para a organização e realização das práticas de ensino- aprendizagem. Para essa desejada renovação não é suficiente diversificar materiais e atividades didáticas. É preciso projetar estratégias de ensino por meio de metodologias que articulem ciência e realidade elaborando a dimensão sociohistórica dos conteúdos escolares. As referências são as metodologias de ensino-aprendizagem coletivas, cooperativas, temáticas e sintonizadas com o paradigma da construção social do conhecimento escolar. Portanto, tem-se a questão do tema como um dos elementos fundantes dessa nova didática. Compreender o que é e como se define o tema na relação ciência, conteúdo escolar e realidade e mais, como essa compreensão se dá na especificidade ou na dimensão de conteúdo-forma de ensino- aprendizagem de Geografia na Educação Básica é um pressuposto necessário. A questão do tema é então a centralidade da reflexão sugerida neste artigo.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia, Educação Básica, Tema de estudo.
THE THEME OF STUDY AND THE GEOGRAPHY TEACHING AT BASIC EDUCATION
ABSTRACT
Renewal of School Geography requires a thematic perspective to organize and execute practices of teaching-learning. For this desired renewal, it is not enough to diversify materials and didactic activities, but design strategies of teaching through methodologies that combine science and reality, elaborating a social-historical dimension of the school contents. The references are the teaching-learning methodologies that are collective, cooperative, thematic and tuned with the paradigm of social construction of the school knowledge. Therefore, the issue of the theme is one of the key components of such new didactic approach. To comprehend what it is, and how one defines the theme correlating science, content and reality, as well as how this comprehension works either at specificity or in the dimension of content-form of teaching-learning of Geography at Basic Education is a necessary assumption. The issue of the theme is then the center of the discussion in this text.
KEYWORDS
Geography Teaching, Basic Education, Theme of study.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).