O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.622Resumo
Os efeitos de nossa relação com o meio, decorrentes do vertiginoso processo histórico de alteração e apropriação, em um curto período de tempo, tem gerado graves situações de impactos. Dentre as inúmeras possibilidades para enfrentamento dessa crise, o processo educativo é uma das práticas sociais mais adequadas para levar a uma revisão no paradigma atual que determina a relação ser humano-meio. Pensando em caminhos que potencializem a incorporação da educação ambiental no espaço escolar, defendo que o ensino de geografia pode integrar um mosaico variado de possibilidades em suas propostas didático-pedagógicas. Diante disso, este trabalho apresentará o processo de construção de sentidos a partir das aulas de geografia, na relação com dois alunos, em que busquei articular os conteúdos geográficos com a educação ambiental. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública, e cada aluno participante da pesquisa recebeu um “diário de bordo”, que teve a finalidade de registrar reflexões dos processos vividos durante as aprendizagens construídas nas aulas de geografia. Durante esse processo, percebi que os alunos pareciam não conseguir romper com as barreiras de si para um envolvimento com o mundo de maneira mais coletiva e altruísta.
PALAVRAS-CHAVE
Educação ambiental, Ensino de geografia, Práticas pedagógicas, Construção de sentidos.
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