NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: potencialidades para a construção da professoralidade
Resumo
O artigo intenta analisar as potencialidades das narrativas (auto)biográficas para a licenciatura em Geografia no que diz respeito ao seu caráter formativo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica referente ao ensino de Geografia, à formação de professores e à pesquisa (auto)biográfica. Foram analisadas as narrativas (auto)biográficas de cinco licenciandas em Geografia de uma universidade pública federal do Estado do Rio Grande do Sul. Estas foram elaboradas como atividade avaliativa da disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino Médio no ano de 2018. A pesquisa adotou o método (auto)biográfico e as fontes são as narrativas das acadêmicas. Observou-se que as narrativas (auto)biográficas constituem um dispositivo formativo que, ao resgatar a história de vida dos sujeitos, propicia a reflexão sobre seus percursos formativos. Parte-se do princípio de que a formação de professores não se restringe ao ingresso na licenciatura e à carreira profissional, pois ocorre ao longo da existência e traz marcas de vivências anteriores, como as experiências de escola na condição de aluno/a. Portanto, a produção e socialização de narrativas (auto)biográficas na formação inicial possibilitam problematizar representações sobre a docência e o ensino de Geografia e construir um arcabouço de conhecimentos concernentes à construção da professoralidade, o que pode acarretar na ressignificação da licenciatura.
PALAVRAS-CHAVE
Narrativas (auto)biográficas, Formação docente, Licenciatura, Geografia, Professoralidade.
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