O PIBIC ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO BÁSICA: a experiência da utilização de óleo residual na fabricação de sabão líquido
Resumo
Neste artigo analisamos uma experiência no processo de consolidação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizado na Escola Estadual André Avelino Ribeiro, onde foi realizada uma atividade de aproveitamento de óleo residual na fabricação de sabão líquido. Esta atividade faz parte de uma das ações realizadas na escola através do projeto de pesquisa “O espaço escolar e o ensino médio: pensando e criando espaços sustentáveis no ambiente escolar”, realizado entre 2017 e 2018, no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de Geografia (NUPEGEO- UFMT/CNPq) e teve por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica. Nesse processo, o reaproveitamento do óleo residual de cozinha foi uma das temáticas que despertou interesse dos estudantes na escola por representar uma questão ambiental problemática no que se refere à sua destinação final. Neste contexto, a metodologia utilizada foi realizado por meio de revisão da literatura sobre PIBIC-EM, espaços sustentáveis e reciclagem de óleo residual no ambiente escolar e através de análise quali-quantitativa dos dados obtidos. Os resultados obtidos tiveram impactos em diversas esferas, pois promoveu benefícios ambientais, sociais e financeiros aos envolvidos por meio da educação ambiental, utilizada como ferramenta de transformação da sociedade. Evidencio-se uma alternativa para reaproveitamento do óleo de cozinha, diminuindo impactos ambientais e redução de gastos de matérias de limpeza da escola.
PALAVRAS-CHAVE
PIBIC-EM, Espaços sustentáveis, Reciclagem, Óleo residual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).