INVISIBILIDADE SOCIAL NO ESPAÇO: uma sugestão temática para a geografia escolar
Resumo
O léxico nos diz que o invisível corresponde ao campo da impossibilidade óptica, no entanto, há indivíduos perceptíveis ao sentido visual ipsis litteris, mas que ligados a distintas circunstâncias do quotidiano, figuram como invisibilizados em determinados espaços por outros atores sociais. Nessa lógica, a espacialidade da invisibilidade social constitui temática de relevância, porém pouco explorada no ensino da geografia escolar. Entende-se que o tema gera oportunidades para discutir ocorrências da vida prática e percepções do corpo discente em relação aos sujeitos considerados invisíveis sociais no espaço urbano, em função da sua condição social ou ocupação que exercem. No artigo, do ponto de vista metodológico e de análises, se traçou relações entre a invisibilidade social e os conceitos-chave da geografia, os conteúdos sobre urbanização e o desenvolvimento das cidades com base em solidariedade e alteridade na formação escolar.
PALAVRAS-CHAVE
Invisibilidade social, Espaço, Ensino de geografia, Cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).